Fernando Fernandes promulga Lei de Joice Silva que implanta Família Hospedeira em Taboão da Serra

No último dia 27/11 na Câmara de Taboão da Serra, o prefeito Fernando Fernandes promulgou a Lei “Família Hospedeira e Apadrinhamento Financeiro” de autoria da vereadora Joice Silva que garante mais facilidade para que crianças e adolescentes com mais de dez anos, que vivem em abrigo, sejam apadrinhadas por pessoas que tenham dezoito anos a mais que elas.

 

Justificativa

 

A Lei foi reestruturada neste ano afim de facilitar sua aplicação com a parceria das promotoras de Justiça. De acordo com a vereadora o apadrinhamento financeiro não existia por Lei e hoje passa a ser realidade na cidade. “Falar de Família Hospedeira é falar de amor. É o dia a dia de cada criança, o momento. Depois das datas comemorativas as crianças continuam lá pedindo carinho, amor e atenção. Nós sabemos que essas crianças têm histórias de vida de abandono, muitas vezes que a mãe não tem condições de criar, quer estar com a mãe, mas ela não pode porque não tem condições financeiras. O nosso papel enquanto sociedade é contribuir e ajudar. Um final de semana que você pega uma criança e vai ao Shopping você faz a diferença na vida dela”, observou.

A vereadora Joice Silva afirmou que o apadrinhamento é um ato de amor para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ter esse sentimento de uma família.

Para o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes: “Esse projeto não dá só oportunidade para as crianças que serão beneficiadas. Ele dá oportunidade para nós, para melhorarmos enquanto seres humanos. Porque a gente se sensibiliza demais por essas causas, mas via de regra, esquecemos de colocar em prática as coisas simples e boas que podemos fazer no nosso dia a dia. Pegar uma criança, dedicar um dia, ou um período dele, para poder mostrar para ela que tem pessoas que a amam e se preocupam com ela. Isso faz uma diferença muito grande”, disse.

 

Alcance Social

 

Joice argumentou que nas datas festivas como Natal e Páscoa, o orfanato fica cheio de brinquedos, ovos de chocolate, mas em algumas situações a roupa nem cabe na criança. “Porque não mudamos a mentalidade das pessoas. Vai chegar o Natal, vou apadrinhar essas crianças, mas vou dar a possibilidade dela escolher aquilo que ela quer ganhar e vestir. Dar autonomia para ela. Para quem não tem tempo, trabalha muito, pode fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes, pagando um curso de informática, idiomas, ou mesmo colocar um dinheiro na conta dela porque quando ela sair do abrigo ao completar 18 anos, tenha possibilidade de pagar um aluguel, comprar sua casa, para ter caminho próprio e solo dali pra frente”.

Expectativa da promotoria

 

A promotora de Justiça, Maria Júlia Cury afirmou que espera que a Lei seja abraçada pela sociedade porque ela trará tanto bem aos meninos e meninas menos favorecidos e privados da convivência familiar. “O Ministério Público de Taboão sempre estará a disposição para implementação e fortalecimento de iniciativas como essa que faz da cidade um local mais humano”. De acordo com ela hoje Taboão tem 33 crianças no abrigo. “Muitos que não tem nenhuma possibilidade de retorno familiar ou de colocação em família substituta. E são esses aqueles pelos quais estamos aqui hoje e peço ajuda. São eles que precisam de ajuda”.

 

Apoio Social

 

A secretária de Assistência Social, Arlete Silva lembrou que crianças chegam no abrigo, que é de responsabilidade do município, muito sensíveis e psicologicamente muito doente. “E precisam do carinho e apoio de toda a sociedade, por isso essa Lei vai nos ajudar muito. Algumas pessoas já me procuraram para serem padrinhos de algumas dessas crianças. Isso é muito importante. Crianças que começam a fazer as visitas e logo em seguida começam a chamar aquela Família Hospedeira de mãe e pai. Muito triste sentirem crianças abandonadas pelos seus pais como está acontecendo hoje – crianças sendo abandonadas na maternidade e já estão indo direto para o abrigo. Então é muito importante darmos aos mãos e lutarmos para que essa Lei realmente ajude essas crianças e adolescentes”.

 

*fonte: Click Regional/ Karen Santiago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *