Museu Histórico e da Memória de Itapecerica da Serra recebe a exposição “Amanhã Serei Raiz”

A exposição conta com 13 obras do coletivo 1MULHERporM2, que utiliza técnicas multimídia, pintura, desenho, fotografia, colagem e gravura

A partir do dia 27 de abril, Itapecerica da Serra abrigará a exposição “Amanhã Serei Raiz”, que conta com 13 obras assinadas por artistas cujo objetivo é resgatar o feminino e a ancestralidade. A mostra do coletivo 1MULHERporM2, que tem uma das principais bandeiras trabalhos de dimensão de 1m², em uma relação simbólica entre a ocupação literal de um espaço físico restrito e sua analogia ao limitado espaço ocupado pela mulher na sociedade atual, traz trabalhos que promovem uma reflexão acerca da consciência ambiental, saúde, diversidade, desigualdade, memória histórica, a vivência através de temas relacionados à antepassados e a força feminina como eixo de referência.

A exposição conta com as obras das artistas Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott, que usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, fotografia, colagem e gravura.

Cada artista traz um conjunto de obras composto por três elementos: imagem, texto e livro de artista, que se complementam e oferecem uma leitura plural de seu universo poético. Os livros de artista aproximam o espectador do processo criativo, ampliando a possibilidade de uma interação viva e sensível com as obras.

Além da exposição, durante o período da FLIS, Feira Literária de Itapecerica da Serra, o Coletivo oferecerá ao público duas oficinas gratuitas: A oficina online de fotografia, Desvendar o Olhar no dia 22 de maio, das 19:30h às 21:30h; e a oficina de Gravura, monotipia, isogravura e carimbos através de materiais acessíveis, no dia 23 de maio, das 14h às 17h, na Biblioteca Municipal Arthur Ricci de Camargo, ao lado do Museu. Os links para inscrição serão divulgados pelas redes sociais @cultura.itapecerica e  @1mulherporm2.

 

Sobre o coletivo 1MULHERporM2

Com cinco anos de atividade, 1MULHERporM2 é um grupo de mulheres artistas visuais que propõe discussões sobre o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea. Essas artistas vêm, com suas poéticas, realizando obras e intervenções em espaços públicos e institucionais.

Vale lembrar que a exposição  “Amanhã Serei Raiz”, foi premiada pelo Edital ProAC 13/2023 – Artes Visuais | Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possibilitando dar continuidade, este ano, ao seu projeto de itinerância por cidades do interior de São Paulo, expandindo o diálogo e as trocas nas diversas regiões do estado através da arte.  Em Itapecerica da Serra, o projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

Serviço

Local: Museu Histórico e da Memória de Itapecerica da Serra

Endereço: Praça Porcino Rodrigues, 69, Itapecerica da Serra – SP

Visitas de terça à domingo, das 9 às 17h

Tel: 11 4165 1286

Período: De 27 de abril a 31 de maio

Entrada gratuita

Censura livre

 

*por: Andrezza Queiroga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *