Fila de espera por leitos de UTI para pacientes graves da Covid-19 é zerada em Taboão da Serra

O município também registra queda de mais de 50% na ocupação dos leitos de enfermaria

 

As ações emergenciais da Prefeitura de Taboão da Serra no combate a pandemia da Covid-19 surtiram efeito, conforme apresenta a queda do número de internações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada, que chegaram a 132% de ocupação em 25/03 e hoje, 13/04, está com 40% da capacidade ocupada.

Nesta terça-feira, 13/04, a fila de espera por leitos de UTI, regulada através do sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) de responsabilidade de Governo do Estado, foi zerada.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Alberto Tarifa, as ações emergenciais determinadas pelo Comitê de Combate à Covid-19, foram assertivas e os dados confirmam a eficácia.

“A decisão de antecipar os feriados, incentivar o isolamento social, ter criado o Pronto Atendimento da Covid-19 no Jardim Clementino, criar 30 novos leitos de enfermaria e o Alô Doutor foram ações urgentes que hoje conseguimos ver os resultados, com a queda de mais de 50% na ocupação dos leitos municipais. O Governo do Estado que vivenciou um colapso há um mês sem atender as demandas dos nossos pacientes que precisavam de transferência para leitos de UTI se ajustou e hoje não temos mais nenhum paciente na fila de espera”, explicou Tarifa.

O prefeito Aprígio destacou o trabalho da Secretaria de Saúde, Fiscalização, Guarda Civil Municipal e do Comitê de Combate à Covid-19. “Foram diversas ações e trabalho intenso da Prefeitura para conter a proliferação deste vírus que tirou tantas vidas. Hoje com essa queda das internações e fila zerada de espera por leitos de UTI são os resultados dos investimentos que fizemos para lutar contra esse vírus”, destacou.

Atendimentos

O Pronto Atendimento da Covid-19 no Jardim Clementino inaugurado em 15/03 realiza em média 300 triagens de pacientes com suspeita de infecção diariamente.

O serviço Alô Doutor, consulta remota para pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus realizou até o fim de março 306 atendimentos, destes 127 pessoas foram monitoradas pelos profissionais de saúde e 46 tiveram alta.

Serviço:

Alô Doutor – 4788-7700

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Pronto Atendimento da COVID-19

Rua Tsuruki Tsuno, 104, Jardim Clementino

Todos os dias | 24h

 

 

*por: Renata Gomes // *foto: Ian de Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *