Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra encerra atividades da Campanha Fique Sabendo 2019

O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), em parceria com a Autarquia de Saúde, promoveu na casa de eventos Na Montanha, um evento de comemoração do encerramento das atividades do Fique Sabendo 2019, campanha que realiza testes rápidos de HIV e Sífilis no município.

A programação do dia iniciou com a palestra “O seu olhar me deixa em pé”, ministrada por Adriana Vital, que abordou a problemática da violência contra a classe LGBT, em que a média de homicídios e suicídios é de um a cada 23 horas. A palestrante  convidou Diego, integrante da causa LGBT, para debater acerca dos tabus e contar um pouco da sua experiência em relação ao preconceito que é praticado pela sociedade.

Após a composição da mesa pelas autoridades, a Superintendente de Saúde Michele Sales agradeceu à organização do evento e parabenizou a todos pelos resultados da Campanha Fique Sabendo. “Devemos mostrar os resultados positivos e negativos de tudo que fazemos na Saúde de Itapecerica da Serra para que a população esteja atualizada dos esforços feitos para proporcionar benefícios aos munícipes e manter a excelência no serviço prestado pela Saúde Municipal”, informou.

Na sequência, o grupo Companhia Paulista de Arte apresentou a peça teatral “Cobrindo a Megera de Olho na Fera“ que retratou, de forma bem humorada, a história de uma família que não tem conhecimento das DST’s, tampouco dos métodos de prevenção. Entretanto, os integrantes da família se auxiliam para compreender acerca do uso da camisinha como método de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Antes de finalizar o evento, a coordenadora do CTA, Tatiana Vidulic, apresentou  um resumo dos dados do Fique Sabendo de 2019. Segundo Tatiana, foram realizados 1880 atendimentos com 17 casos positivos para Sífilis e zero casos de HIV, o que reflete no sucesso da ação, pois graças à conscientização feita durante o ano, o combate às DST’s no município é referência na região.

Após a primeira palestra, fizeram parte da mesa a responsável do Centro de Especialidades Municipal (CEM) Dra Roberta Uchoa, coordenadora administrativa da Autarquia de Saúde Simone Luz, Superintendente da Autarquia de Saúde Michele Sales, secretário de Governo Ciência e Tecnologia José Carlos Calado, vereador Pastor Márcio, coordenadora Técnica Karina Passos e Tatiana Vidulic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *