Festa cigana reúne devotos de Santa Sara Kali em Embu das Artes

Devotos de Santa Sara Kali, considerada a protetora do povo cigano, fizeram festa no último domingo dia 29/09, no Jardim Santa Rita, em Embu das Artes. O Dia Nacional da Padroeira é comemorado todo dia 24/09.
A Festa Cigana do Jardim Santa Rita reuniu muita dança, músicas, frutas, sucos e homenagens, além de orações e a troca anual do manto de Santa Sara Kali.
Segundo a anfitriã do evento, Sirlene Ferreira da Silva, o evento já é tradição e tem a intenção também de quebrar preconceito sobre o povo cigano. De acordo com ela, a festividade quer exaltar a cultura e tradição cigana para que as pessoas tenham cada vez mais respeito pela história de um povo unido.

Homenagens

Após as preces de abertura, a anfitriã iniciou a entrega de homenagens a diversas personalidades de Embu das Artes e região.
Participando do evento, o jornalista Mário Aparecido fez a entrega das honrarias ao poeta Mané do Café, prof.ª Imaculada Mendes dos Santos e ao jornalista Paco Mariano. Na sequência, ele próprio foi homenageado por Sirlene.
Entre outras personalidades homenageadas estavam Paulo Martins, prof. Noel, a cabelereira Luci Ferreira da Silva, entre outros.
Uma homenagem-supresa, foi feita pela pequena Carol, entregando a honraria ao seu avô José Carlos da Silva. “Essa homenagem ao meu esposo é uma pequena prova do reconhecimento de todo seu apoio, incentivo aos nossos trabalhos. É uma pessoa muito especial para mim, pois mais do que esposo, ele é a minha alma gêmea”, disse Sirlene, se referindo ao homenageado pela sua netinha Carol.
Após servirem frutas e sucos, e a apresentação de danças ciganas, o evento foi encerrado com a queima dos pedidos feitos a Santa Sara Kali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *