Ex-prefeito de Embu-Guaçu, condenado a 23 anos, passa a cumprir prisão domiciliar

O ex-prefeito de Embu-Guaçu, Walter do Posto, deixou a prisão nesta quinta-feira, dia 4, após decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pela decisão da justiça ele permanecerá em prisão domiciliar. Apesar da progressão de pena, seus direitos políticos continuam cassados.

Walter do Posto estava preso em Tremembé desde o dia 21 de novembro de 2017, ele foi condenado em 23 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, por organização criminosa, tráfico de influência e usurpação de função pública. Sua defesa já havia pedido duas vezes o Habeas Corpus pela sua soltura, que foram negados pela justiça.

O político comandou Embu-Guaçu entre 2001 a 2008 e atualmente sua esposa, Maria Lúcia, é a atual prefeita da cidade.

Segundo as investigações, conversas gravadas entre políticos da cidade, funcionários públicos e o próprio acusado levam a crer que Walter do Posto seria o responsável por avalizar a contratação de monitores do transporte escolar da cidade.

O ex-prefeito também estaria negociando terrenos e eventuais compensações de débitos do município, além de ter nomeado um secretário para atender interesses de terceiros em agosto, enquanto a atual prefeita, sua esposa, estava em Brasília.

Na época da prisão a prefeitura de Embu-Guaçu soltou uma nota oficial sobre o caso

A prefeitura informa que na manhã desta terça-feira agentes da polícia civil estiveram realizando busca e apreensão para cumprimento de ordem judicial a pedido do Ministério Público local, com o objetivo de atender medida cautelar contra particulares e alguns servidores municipais. Importante esclarecer que a prefeita não é parte nesta ação.

Esta administração sempre se pautou pela legalidade em todos os seus atos e irá contribuir para os esclarecimentos de todos os fatos investigados. Esclarecemos ainda que a sede da prefeitura e demais secretarias estão funcionando normalmente com pleno atendimento aos munícipes.

Nos reservamos neste momento a não tecer maiores comentários acerca do ocorrido por não termos pleno conhecimento de todos os fatos, nos manifestaremos em oportunidade futura.

A reportagem está tentando contato com a defesa do ex-prefeito de Embu-Guaçu. O espaço está aberto para manifestação.

 

*fonte: O Taboanense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *