Embu das Artes desenvolve Serviço de Proteção Especializado às Famílias e Indivíduos

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, desenvolve o trabalho de fortalecimento de vínculos das famílias que estejam vivendo algum tipo de violação de direitos a um ou mais de seus membros.

Para isso, ela conta com o PAEFI – Serviço de Proteção Especializado às Famílias e Indivíduos que possui uma equipe de assistentes sociais e psicólogos e é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O serviço oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.

O seu público-alvo são pessoas e famílias que sofrem algum tipo de violação de direito, como violência física e/ou psicológica, negligência, violência sexual (abuso e/ou exploração sexual), adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção, tráfico de pessoas, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, entre outras.

Os indivíduos que tiveram seus direitos violados e seus familiares são acompanhados por estes profissionais (assistentes sociais e psicólogos) até que estejam fora de risco social e/ou pessoal; e ainda conscientes e fortalecidos em seus vínculos de afeto e proteção do grupo familiar.

Dada a complexidade destas problemáticas, estes profissionais atuam através de seus relatórios informativos, visitas domiciliares e discussões de caso em resposta à requisição do Conselho Tutelar e, em casos mais graves, Ministério Público e Poder Judiciário.

Mais informações:
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: rua José de Alencar, 61, Jardim Maranhão
Telefone: (11) 4781-5896

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *