Vereador Gilson Oliveira ressalta importância do Novembro Azul

Tendo como objetivo conscientizar a sociedade sobre o câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul foi o tema abordado pelo vereador Gilson Oliveira (MDB de Embu das Artes), junto ao seu espaço semanal na Folha do Pirajuçara. “A ideia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é chamar atenção para a importância dos exames preventivos de câncer de próstata. É necessário alertarmos todos os que conhecemos para a necessidade de medidas de prevenção tanto do câncer de mama quanto ao câncer de próstata”, disse Gilson Oliveira.

 

O câncer de próstata corresponde a mais da metade dos casos de câncer em pessoas do sexo masculino, mas se for tratado adequadamente, as chances de cura são enormes.  A doença não costuma apresentar sintomas na fase inicial, o que pode ser perigoso. “Os maiores casos acontecem em homens com mais de 60 anos. A recomendação é que todos os homens, a partir dos 40 anos, comecem a atenção e detecção precoce da doença que é feito através do exame urológico. Essa luta é por mais saúde e por menos preconceito” ressaltou o parlamentar.

O vereador disse esperar que o Novembro Azul siga o exemplo da Campanha Outubro Rosa. “Parabenizo a Secretaria de Saúde de Embu das Artes pelas ações desenvolvidas durante todo mês de outubro. A ação beneficiou muitas mulheres e foi um sucesso” disse ele.

Gilson Oliveira ressaltou que “as ações outubro rosa e novembro azul precisam ser constantes. Afinal, são mais de 12 mil mortes por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso essas campanhas são importantes para alertar as pessoas com o câncer” finalizou ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *