Câmara aprova PL de Jefferson “do Caminhão” Siqueira que autoriza ensino de música nas escolas municipais de Embu das Artes

A Câmara de Embu, no último dia 24/10, votou e aprovou o Projeto de Lei Nº 62/2018, do vereador Jefferson “do Caminhão” Siqueira, que autoriza o Poder Executivo, o ensino de música na rede municipal de ensino.

Para o vereador Jefferson do Caminhão, a música é uma linguagem universal que abraça os sentidos, sensibiliza o cotidiano e floresce a memória. E desta forma complementaria os conteúdos das aulas ministradas. Para ele o objetivo do projeto é oferecer acesso aos estudantes de todas as classes sociais e níveis escolares, desde a educação infantil ao ensino fundamental o acesso à música instrumental, na rede municipal.

“Hoje em dia existe claramente uma carência de cultura nos cidadãos brasileiros. Este projeto não visa resolver todos os problemas, mas sim, ser uma oportunidade de levar aos nossos estudantes a música instrumental brasileira, que ainda é pouco explorada.

A música é uma importante ferramenta pedagógica para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento”, justifica o vereador em seu projeto de lei.

Ainda, segundo ele, a prática da educação musical está relacionada à cultura e aos saberes. “A falta de acesso ao conteúdo musical e a disciplina desencadeou a carência de profissionais capacitados na área em nosso município, sendo certo que o acesso à musica acarretará a criação de profissionais habilitados, bem como ampliará o rol de oportunidades profissionais aos alunos”, ressalta ele.

O vereador considera que a arte (do latim ars) é o conceito que engloba todas as criações realizadas pelo ser humano para expressar uma visão/abordagem sensível do mundo, e que ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros.

O vereador finaliza afirmando que “A música como ramificação da arte deve ser incentivada em nosso município que carrega esta característica em sua nomenclatura.

Embu conhecido como terra das artes, tem promovido, com intensidade, as artes plásticas e os artesanatos. Precisamos investir também em outras ramificações das artes e através deste projeto de lei podemos começar promover a música”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *