Aniversário de 65 anos de Taboão da Serra é marcado por ato de municipalização da BR-116

A tão esperada municipalização do trecho de Taboão da Serra da Rodovia Régis Bittencourt já é realidade. O Termo de Transferência que formaliza a doação de 6km da via, do Governo Federal para a Prefeitura, foi assinado na segunda-feira, 19/02, aniversário de 65 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra, e publicado nesta quarta-feira, 21/02, no Diário Oficial da União (DOU). Essa é  uma grande conquista do Governo Aprígio que transformará de forma positiva a mobilidade urbana do município e da região.

A solenidade no Palácio do Povo, futura sede da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Aprígio, do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, da Deputada Federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, do Deputado Estadual Dr. Eduardo Nóbrega, Sérgio Bezerra de Menezes Rodrigues, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Antonio Cesar SASS, diretor superintendente da Arteris Régis Bittencourt, vereadores, secretários municipais e demais autoridades, além de munícipes que acompanharam o dia histórico.

O prefeito Aprígio destacou que desde o início do mandato o Governo Municipal trabalha para tirar do papel a proposta de décadas e que o trecho da BR-116 agora é de Taboão da Serra. “A municipalização  impactará a vida das pessoas da nossa cidade e região, resultando em menos tempo nos deslocamentos, menos trânsito e mais qualidade de vida. Teremos um município autônomo, com melhor infraestrutura, mais segurança e mais conectado com as novas ligações entre os bairros e retornos, isto sem falar nas empresas que poderão se instalar aqui, gerando emprego e renda. É o progresso avançando em Taboão da Serra”, destacou o prefeito Aprígio.

O Ministro Renan Filho afirmou ser uma enorme satisfação, para ele no Governo do Presidente Lula, atender uma demanda histórica da cidade. “A municipalização vai garantir a integração do município e melhorar a mobilidade urbana, sem prejudicar o trânsito da região. É uma segunda emancipação pela qual passa Taboão da Serra, construindo uma cidade mais integrada, inclusiva e ainda mais capaz de crescer”, ressaltou.

Com a municipalização, o trecho da Rodovia Régis Bittencourt será transformado em avenida, a Prefeitura de Taboão da Serra assume a administração e poderá dar andamento às ações que resultarão nas intervenções, estimadas de R$10 milhões. Conforme anunciado durante o ato que marcou a transferência do trecho da BR-116, em 19/02, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que os recursos para investimentos de alto porte virão da União, em parceria de infraestrutura com a Prefeitura.

Além de ampliar a mobilidade urbana, o Governo Municipal também almeja eliminar por completo os acidentes, bem como o número de pessoas que atentam contra a própria vida nas passarelas, e garantir a preservação de vidas. Para atingir esse objetivo, serão aplicadas todas as medidas técnicas necessárias para assegurar a segurança no contexto da mobilidade.

“A municipalização da BR-116 será benéfica para toda a região e garantirá mais segurança, desenvolvimento e autonomia para o município, que poderá fazer as intervenções necessárias para melhorar a mobilidade urbana na cidade e a qualidade de vida da população”, reforçou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos.

 

 

*fonte: SECOM PMTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *