Aprígio anuncia criação de 30 novos leitos para pacientes com Covid-19 em Taboão da Serra

O prefeito Aprígio anunciou na última quinta-feira, dia 04/03, a criação de 30 novos leitos para atender pacientes com Covid-19 em Taboão da Serra. A UPA, unidade dedicada a receber doentes com o novo coronavírus está com 100% de sua capacidade ocupada.

O plano divulgado durante coletiva de imprensa prevê a criação de seis leitos de observação na UBS do Jd. Clementino, que será dedicada a recebe pacientes com Covid-19, ampliação de 14 novos leitos na UPA e 10 no Antena que só será utilizados em caso de extrema necessidade.

Segundo Aprígio, a prefeitura decidiu não implantar um hospital de campanha devido ao alto custo. No material apresentado aos jornalistas, o comitê de combate a Covid-19 detalhou que a criação de 30 leitos no Serviço Especializado de Reabilitação (SER), na estrada das Olarias custaria R$ 2,9 milhões.

O médico Milton Parron disse que a ampliação dos 30 novos leitos, da forma que será feita, não terá nenhum custo em infra-estrutura e a manutenção do serviço ficará em R$ 960 mil. A prefeitura de Taboão da Serra não deu prazo para que as novas vagas sejam disponibilizadas, mas a expectativa é que já sejam oferecidas nas próximas semanas.

Precaução

A prefeitura detalhou o plano de abrir 10 leitos no Antena, uma vez que a unidade não é referência para o Covid-19 e atende pacientes com outras doenças no seu Pronto Atendimento. Segundo a secretária adjunta da secretaria de saúde, Tamires May, a SPDM, empresa tercerizada que administra a unidade se comprometeu a criar as vagas em um espaço isolado, evitando a contaminação de outros usuários da unidade.

Já a UBS do Jd. Clementino será totalmente dedicada a receber pacientes com Covid-19. Os moradores que usam a unidade como referência para atendimento serão deslocados e atendidos na UBS do Jd. Suína e outras unidades nesse período. A prefeitura irá oferecer transporte gratuito para levar os moradores, mas não detalhou como irá funcionar.

Outra medida anunciada pela prefeitura é a ampliação do horário das UBS do Jd. Suiná e Marabá / Oliveiras, que passam a funcionar até às 19h, para evitar aglomerações com a maior demanda de pacientes que serão atendidos nessas unidades.

 

*foto: Eduardo Toledo // O taboanense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *