Itapecerica da Serra entrega medicamentos de alto custo em casa

Funcionárias da farmácia de Alto Custo

Os pacientes que dependem da farmácia de alto custo, em Itapecerica da Serra, contam com o benefício de receber os medicamentos sem precisar sair de casa. A liberação dos remédios, que antes era feita pessoalmente na Farmácia de Alto Custo, agora é realizada por um motoboy e por um carro da Autarquia Municipal de Saúde, diretamente na residência do atendido.

A iniciativa garante a proteção do paciente, evitando aglomeração nesse período de pandemia. A Gestão do prefeito Dr. Francisco Nakano considera fundamental esse serviço, visando preservar aqueles que fazem uso dessa medicação, cuja maioria é portadora de comorbidades.

De acordo com o superintendente de Saúde, dr. Flávio Augusto Bergamaschi, a ação tem o objetivo de proteger o munícipe e evitar aglomerações. “A entrega domiciliar preserva o paciente, evita a exposição dessas pessoas nas ruas, no transporte público e nas filas que muitas vezes se formavam na unidade para a dispensação dos medicamentos”, esclarece.

A funcionária Mirian Higashi Fuzati, que atua na Farmácia de Alto Custo há dez anos, diz que agora é possível prestar um melhor atendimento ao itapecericano: “Quando não tínhamos a entrega domiciliar, a farmácia de alto custo chegava a atender cerca de duzentos e cinquenta pacientes por dia. Tinha fila, aglomeração, reclamações”, explica, salientando que os medicamentos são dispensados para 90 dias de tratamento.

José Roberto dos Santos Filho é um dos beneficiados por esse serviço. Com 60 anos de idade, o morador do Potuverá fala da importância de receber a medicação em casa: “Fico até emocionado de falar porque eu não estou podendo sair de casa pra nada. Tenho a saúde muito debilitada, fiz uma cirurgia do coração recentemente, vivo na dependência do meu filho. Receber esses remédios está sendo muito útil para mim. Só tenho a agradecer”.

A moradora do bairro da Lagoa Marlieth do Carmo Alves Fragoso, 55 anos, que sofre de artrite reumatóide, é outra paciente agradecida pelo serviço. “Para mim tem sido muito importante. Esse trabalho de entrega em domicílio tem favorecido muito as pessoas. Teve dias que eu não tinha força pra nada. Com a medicação certinha que recebo, tenho melhorado muito. E a equipe é sempre muito dedicada, são profissionais que atuam com muito carinho e profissionalismo”, testemunha.

Em Itapecerica da Serra, cerca de três mil e quinhentas pessoas estão cadastradas para receber a medicação de alto custo. O programa contempla a entrega de remédios de uso contínuo indicados para pacientes em tratamentos de doença de crohn, esquizofrenia, artrite reumatóide, pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças. São chamados Medicamentos de Alto Custo em função de seu elevado valor unitário ou pelo caráter crônico do tratamento (longa duração), tornando a medicação excessivamente cara para a população.

 

*fonte: PMIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *