Desconstruindo mitos: depressão não é frescura

A depressão é um transtorno psiquiátrico que afeta milhões de pessoas no mundo todo e chega a ser considerada o mal do século pelos especialistas. Ela é do tipo de doença que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sua classe social, cor, orientação sexual, religião, enfim. Qualquer pessoa em qualquer contexto, apesar de haver casos onde pessoas tem mais predisposição do que outras. Essa doença pode se tornar cada vez mais grave se não for devidamente tratada e reconhecida, culminando na pior coisa: suicídio.
E mesmo assim, a depressão ainda é encarada por muitas pessoas como frescura, simples pessimismo ou até mesmo falta de caráter. É encarada como uma doença de poucos, ou nem mesmo como doença, o que faz com que muitas pessoas por aí sofram com ela sozinhas, sem nenhum tipo de ajuda ou tratamento.
Os sintomas da depressão são, basicamente, iguais ao do suicida em potencial. Ou seja, humor deprimido (sentimento de vazio, tristeza, desesperança), falta de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades que costumava fazer, muito ou pouco sono (aí entram as insônias), falta ou excesso de apetite que acarretam em ganho ou perda de peso daquelas de todo mundo notar, cansaço ou perda de energia, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva, dificuldade de se concentrar, de se lembrar das coisas em geral e de tomar decisões, além de pensamentos sobre morte e/ou suicídio, com um plano específico ou não.
Pra alguém ser diagnosticado com depressão, precisa ter no mínimo cinco desses sintomas acontecendo todos os dias, ou pelo menos quase todos os dias por um período mínimo de dois meses.
Enfim, depressão não é frescura e pode levar ao suicídio. Durante o chamado “Setembro Amarelo”, leia, debata, participe de Fóruns e palestras e outras ações que buscam conscientizar a população, dos sintomas que podem levar um parente ou um amigo a cometer suicídio.
Grande parte das informações desse editorial, pode ser consultados no link https://www.psicologiasdobrasil.com.br/desconstruindo-mitos-depressao-nao-e-frescura/

Mário Aparecido de Souza
Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *