Deputada Analice anuncia mudanças na educação estadual da região

A Secretaria Estadual da Educação está planejando uma série de alterações no funcionamento das escolas estaduais, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, tanto do ensino fundamental como do ensino médio. “ O plano é aumentar o período de permanência do aluno na escola, tornar o ensino médio mais atrativo para o aluno e usar a expertise do Centro Paula Souza para oferecer educação técnica”, afirma a deputada Analice.

A deputada Analice Fernandes se reuniu com o secretário de Educação do Estado, Rossiele e o prefeito Fernando Fernandes para discutirem sobre assuntos específicos da ETEC de Taboão da Serra e também sobre a educação nas Escolas Estaduais da região, dia 08 de agosto.

Taboão, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba e Embu-Guaçu terão escolas estaduais que funcionarão período integral e outras que terão o Novotec integral. “O que significa que nossos alunos do ensino médio, terão a oportunidade de se formar também como técnicos”, afirma a deputada Analice.

As mudanças estão sendo planejadas para o início de 2020, e tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino oferecido pelas escolas estaduais, trazendo para as unidades professores do Centro Paula Souza, hoje responsável pelas Etecs e Fatecs, assim como aumentar o período de permanência do aluno na escola oferecendo-lhe novas disciplinas como a de Projeto de Vida – que hoje existe como programa em algumas escolas estaduais com resultados muito positivos.

Pelo Novotec integral os alunos cursam 60% das disciplinas da base comum curricular, e 40% das disciplinas técnicas. Ao final dos três anos eles terão concluído o ensino médio técnico.

Em Taboão da Serra as escolas apontadas para as mudanças foram a E.E. Almir Pereira Bahia e Gilberto Freire, que funcionarão em período integral e a E.E. José Roberto Pacheco que receberá o Novotec integral. “A Gilberto Freire nos preocupa muito, porque é uma escola vulnerável, que poderá agora finalmente, melhorar potencialmente”, avalia Analice.

Em Embu das Artes, as E.E. Joanna Sposito, E.E. Solano Trindade, E.E. Professora Eulália Malta, E.E. Professora Mirna Elisa Bonazzi, E.E. Alexandrina Bassith e E.E. Isabel Lucci de Oliveira passarão para ensino integral e a E.E. Maria Auxiliadora, E.E. Doutor Eduardo Vaz e E.E. Jardim da Luz terão o Novotec.

Em Itapecerica da Serra, a sugestão é que as escolas E.E. Joaquim Fernando Paes de Barros Neto e a E.E. Professora Natércia Cremm de Moraes Pedro passem para período integral e tenham também o Novotec. A E.E. Sophia Maria Januaria Amaral e .EE. Jardim do Carmo passem para período integral e a E.E Asa Branca, E.E Matilde Maria Cremm, E.E Professor Asdrubal do Nascimento Queiroz e E.E Professora Leda Felice Ferreira tenham o Novotec.

Em Embu-Guaçu passariam para período integral as E.E. João Ortiz rodrigues, E.E Bairro Boa Vista, E.E Professora Neide Celestina de Oliveira e a E.E Alexandre Rodrigues Nogueira. A E.E. Maria André Shcunk que fica no bairro do Cipó, receberia o Novotec.

Em São Lourenço da Serra a E.E André Franco Montoro passará a ser período integral e a E.E Oredo Rodrigues da Cruz, em Juquitiba receberá o Novotec.

As Diretorias de Ensino estão fazendo um estudo de demanda e de necessidade para que exista possibilidade de acomodação tanto para os alunos que desejarem cursar o ensino integral, o Novotec, ou se manter no modelo atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *