Carreta da Mamografia atende quase 600 munícipes em Itapecerica

A carreta da mamografia instalada na Prefeitura dia 23/04, que prestou serviços à população feminina até o dia 09/05, realizou um total de 581 mamografias. Durante os 13 dias, munícipes que apresentaram alguma alteração no exame também fizeram 12 ultrassonografias e um PAAF (Punção Aspirativa Agulha Fina).

Segundo a Autarquia de Saúde, o PAAF é realizado para análise das células com suspeita de câncer. O exame é necessário para a paciente que apresenta displasia mamária.

“O exame preventivo é fundamental para a manutenção da saúde em todas as idades. Além dos serviços que a nossa rede já oferece, nossa missão é buscar parcerias no sentido de complementar o atendimento à nossa população”, destaca o prefeito Jorge Costa.

A carreta da mamografia estacionada no Complexo Administrativo foi viabilizada através de uma parceria entre Prefeitura de Itapecerica da Serra e Governo do Estado de São Paulo; campanha visou reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Tiveram acesso ao exame mulheres acima de 50 anos, portando RG e cartão SUS. Pacientes de 35 a 49 anos também receberam atendimento, nesses casos precisaram apresentar encaminhamento médico, RG e Cartão SUS.

O câncer de mama é o que mais atinge a população feminina no Brasil. As mulheres com idade de 50 até 70 anos têm mais propensão para contrair a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *