II Encontro Municipal de Combate á AIDS/HIV revela 34 casos em Taboão da Serra

Confraternização entre palestrantes, organizadores e parte do público presente

No último dia 08/11, a Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco do 2º Encontro Municipal de Combate a AIDS/HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis organizado pela vereadora Rita de Cássia.

Prestigiaram o evento os secretários municipais Dra. Raquel Zaicaner da Saúde e Wanderley Bressan da Cultura. Das 9 ás 12hs as palestras foram ministradas pelo Dr. Ricardo de Moraes, por Márcio Carneiro, Dr. Wellington Passos, Dra. Sueli Amoedo e pelo Dr. Fernando Nakaya

Na abertura a vereadora Rita de Cássia agradeceu a todos os presentes, aos palestrantes e uma menção especial á Dra. Iris Bandeira, uma das pioneiras no trabalho desenvolvido em atendimento aos portadores do HIV/Aids em Taboão da Serra.

Á secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner, parabenizou a vereadora Rita de Cássia pela realização do evento e ressaltou a importância da participação do Poder Legislativo no combate aos assuntos ligados a AIDS/HIV, DST’s – Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Hepatite B. A secretaria aproveitou o encontro para fazer o lançamento oficial das Campanhas “Fique sabendo” e “Trançando vidas”.

 

Palestras

 

O Dr. Ricardo de Moraes diretor clínico DST e Hepatite virais, como coordenador das palestras, abriu o evento traçando um breve histórico dos trabalhos da secretaria de saúde no combate a AIDS/HIV, DST’s e Hepatites virais. Em especial, destacou a importância do trabalho iniciado pela Dra. Iris Bandeira em Taboão da Serra.

Na sequência ele passou a palavra para Márcio Carneiro coordenador da Diversidade Sexual, que ministrou sua palestra sob o tema da vulnerabilidade dos “Jovens LGBT nas Infecções Sexualmente Transmissíveis”.

O Dr. Wellington Passos diretor do CAPS AD, ministrou sua fala sobre os efeitos do álcool e suas consequências na disseminação de infecções sexualmente transmissíveis. Por sua vez a Dra. Sueli Amoedo da Coordenadoria dos Direitos e defesa da Mulher apresentou dados relativos aos diversos tipos de violência cometidos contra as mulheres.

 

Aids no Taboão

 

Encerrando o ciclo de palestras o Dr. Fernando Nakaya médico infectologista da epidemiologia dos novos casos de HIV de Taboão da Serra apresentou os índices de uma pesquisa sobre munícipes infectados e em tratamento de AIDS/HIV na cidade.

Segundo os dados apesentados pelo Dr. Fernando, Taboão da Serra tem 34 pacientes em tratamento, sendo 24 homens e 10 mulheres. De acordo com a pesquisa realiza, dos 34 pacientes, 15 são heterossexuais, 15 homossexuais e 4 bissexuais. Ainda segundo dados levantados pela pesquisa, todos os casos de transmissão AIDS/HIV, foram por vias sexuais.

Dr. Fernando destacou ainda a importância dos grupos de riscos em realizarem o teste para detectar ou não a presença do vírus HIV. Ainda segundo ele, não foi identificado nenhuma infecção transmitida por Droga injetáveis.

 

Campanhas

 

De acordo com a Dra. Raquel Zaicaner, em Novembro, mês da Consciência Negra, a secretaria realiza duas campanhas importantes de conscientização.

Segundo ela a Campanha do “Fique Sabendo” tem como objetivo identificar os portadores da doença e conscientizá-los sobre a importância de iniciar o tratamento precocemente. O “Fique Sabendo” acontece dentro da campanha “Trançando Vidas” que ocorre na semana da Consciência Negra, evento que é realizado entre as secretarias da Saúde, Cultura e CEPIR – Coordenadoria Especial da Promoção da Igualdade Racial.

 

Agradecimentos

 

Encerrando o 2º Encontro Municipal de Combate a AIDS/HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis a vereadora Rita de Cássia agradeceu aos secretários municipais, aos palestrantes, aos alunos da Faculdade Anhanguera e FECAF, ao público presente, ao seu grupo de apoio e declarou que o mais importante é o presente, “o 2020 está longe e o importante é o hoje, que devemos viver intensamente. Devemos cuidar do nosso povo hoje e esse evento é voltado para uma parcela importante de nossa população que merece atenção, respeito e esclarecimento”, disse a vereadora.

Após o encerramento oficial do evento, todos os inscritos receberam certificado de participação, oferecido pelos organizadores do 2º Encontro Municipal de Combate a AIDS/HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *