Cemur sedia 2º Encontro de Sacerdotes de Matrizes Africanas de Taboão da Serra

Ato acontece no sábado, 23/03, às 19h, e visa integrar terreiros e reforçar importância cultural e social das religiões

Com apoio do Governo Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SEC), a associação Filhos de Oxalá realizará no Cemur o 2º Encontro de Sacerdotes de Matrizes Africanas. O encontro será no sábado, 23/03, às 19h, e é aberto ao público. Os participantes podem colaborar doando 1kg de alimento não perecível para a Gira e atendimento das comunidades e terreiros.

A ação é realizada em comemoração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, celebrada anualmente em 21/03, e têm como objetivos integrar os terreiros, estreitar laços e reforçar a importância cultural e social dos membros dessas religiões no município.

De acordo com a Filhos de Oxalá, 92 terreiros de Taboão da Serra e região já confirmaram presença.

Além de momentos de partilha e fé, haverá homenagens póstumas para sacerdotes e sacerdotisas que iniciaram o Axé em Taboão da Serra, são eles: Mãe Josefa Maria de Jesus Souza, que há 56 anos fundou a Tenda de Umbanda Sereia do Mar e Caboclo Sultão das Matas, no Jardim Maria Rosa; Mãe Odete de Oxum, fundadora do Abassá de Oxum, Apará e Oxóssi, também no Jardim Maria Rosa; e o Babalorixá Pai Quilombo Omolu, fundador do centenário Ilê Asé Jagun, hoje estabelecido no Parque Pinheiros.

O prefeito Aprígio ressalta que no município todas as crenças são bem-vindas. “Mais um ano abriremos as portas do Cemur para que esse belíssimo encontro de fé, amor e esperança seja realizado. Reafirmo meu compromisso e do nosso Governo para que o direito à liberdade religiosa da nossa população seja respeitado”, declara.

Serviço:
2º Encontro de Sacerdotes de Matrizes Africanas
Data: 23/03, às 19h
Local: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo

 

*por: Vera Sampaio (SECOM PMTS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *