Rosângela Santos diz: Com o apoio do presidente Lula vamos trazer para Embu das Artes a Universidade Federal e um Hospital Geral

Em entrevista a pré-candidata a prefeita apresenta suas propostas para a cidade

– Recentemente o Partido dos Trabalhadores aprovou o seu nome como pré-candidata a prefeita de Embu das Artes, como a senhora recebe essa missão?

Recebo essa missão com muita honra e orgulho de poder representar o projeto da mudança em nossa cidade. Fui escolhida pelo Partido dos Trabalhadores como pré-candidata a prefeita pelos bons desempenhos que obtive na última eleição para prefeito em 2020, quando fiquei em segundo lugar com 27 mil votos, e na eleição de 2022 onde conquistei 38 mil votos ficando como suplente de deputada federal. E também por estar hoje na liderança das pesquisas para prefeito nas eleições de 2024. Estou preparada para organizar e liderar um amplo e democrático movimento de renovação da política municipal, que já existe e cresce a cada dia reunindo diversos partidos políticos, associações, sindicatos, movimentos sociais, moradores e lideranças populares de todos os bairros da cidade.

 

– O que pretende esse movimento de renovação da política local?

Unir todas as lideranças e partidos de oposição ao atual desgoverno municipal, junto com os moradores de todas as regiões do município, para debater e elaborar um completo e moderno programa de governo, com propostas efetivas para todas as áreas que estão sob a gestão da prefeitura. E apresentar essas propostas para melhorar a qualidade de vida da nossa população nas eleições para prefeito do ano que vem, onde temos totais condições de conquistar a vitória da mudança e implementar um novo e eficiente governo municipal.

 

– Como a senhora avalia a administração do atual prefeito e seu vice, em Embu das Artes?

São sete anos de uma má gestão, onde os recursos e serviços públicos foram tratados com negligência, incompetência e falta de transparência. Quando se pergunta aos moradores qual a marca dessa administração municipal o que mais aparece é um governo que faz muita festa, com a grande maioria criticando o uso de milhões em verbas púbicas no pagamento de caches para cantores. Mais de 70% dos moradores apontam que a saúde está muito ruim e é o maior problema da cidade. Educação, transportes, segurança, zeladoria, limpeza e coleta de lixo, entre outras áreas, também são muito citadas pelos moradores como estando muito mal tratadas por essa gestão. Por isso que cresce a cada dia na população uma visão crítica de como a prefeitura da cidade tem sido mal governada, fortalecendo o movimento pela troca desse desgoverno municipal.

 

– As últimas pesquisas que circularam na cidade apontam que Rosângela Santos está na liderança empatada com o atual vice prefeito, a que senhora atribui esse resultado?

É verdade que hoje existe um empate técnico na liderança para eleição de prefeito, dentro da margem de erro das pesquisas, entre minha pré-candidatura e a do atual vice prefeito. Nos últimos meses analisei diversos relatórios de pesquisas e todos indicam essa mesma realidade, apontando o meu nome em primeiro lugar com uma diferença pequena para mais ou para menos em relação ao vice prefeito. Atribuo esse resultado positivo para nossa pré-candidatura ao crescente desejo de mudança, que é visível e sinto a cada dia nas conversas com moradores da cidade. Existe uma frustação com as promessas não cumpridas por essa gestão, que em sete anos não entregou bons resultados e hoje nossa população não tem os seus direitos garantidos de ter acesso a serviços públicos de qualidade. Também é um reconhecimento a meu trabalho, desde a minha participação no movimento de habitação, passando por um mandato destacado que fiz como vereadora, sempre fiscalizando e defendendo o melhor uso dos recursos da prefeitura, exigindo transparência na gestão e combatendo a corrupção.

 

– Como foi a recente viagem de trabalho à Brasília que a senhora fez?

Como suplente de deputada federal tenho trabalhado firme para representar os interesses de nossa cidade e seu povo, junto ao governo federal do presidente Lula. Sempre em busca de conseguir para o nosso município verbas, projetos, programas e obras que beneficiem os embuenses. Na recente viagem a trabalho que fiz a Brasília mantive uma intensa agenda de compromissos e reuniões nos ministérios do governo federal e na Câmara dos Deputados. Em audiência no Ministério da Educação eu protocolei um ofício que viabilizou a retomada do projeto para implantação de um Campus da Universidade Federal em Embu das Artes. Fui recebida no Palácio do Planalto pelo ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, a quem entreguei um ofício meu solicitando o apoio do governo federal para a construção de um Hospital Geral em nossa cidade. Também fui recebida no Ministério do Trabalho pelo Ministro Luiz Marinho, para tratar de projetos para o nosso município.

 

– Detalhe essas propostas da Universidade Federal e do Hospital Geral para Embu das Artes?

A implantação de um Campus da Universidade Federal em Embu das Artes é um projeto do segundo governo de Lula e do PT em nossa cidade. Em 2010 um completo estudo de viabilidade foi apresentado pela prefeitura ao Ministério da Educação e Reitoria da Universidade Federal. O projeto avançou com a definição de uma ampla área verde para a instalação do Campus onde as obras foram iniciadas, mas foram suspensas com o golpe que retirou a presidenta Dilma da presidência e a chegada ao poder do atual prefeito e vice.  Hoje o que temos no local são as ruínas do prédio de um auditório que estava pronto. Agora, a partir do ofício que protocolei, o Ministério da Educação voltará a analisar a viabilidade desse importantíssimo projeto educacional. Já o Hospital Geral é uma antiga reivindicação de nossa população, que para virar realidade precisa do apoio e participação dos governos municipal, estadual e federal. O ministro Padilha ao me receber manifestou o apoio do governo federal a esse projeto. Com o apoio do presidente Lula vamos trazer para Embu das Artes a Universidade Federal e um Hospital Geral.

 

– Além da saúde e da educação quais áreas a senhora considera importante investir, para melhorar a vida da população de Embu das Artes?

Nossa cidade está carente de bons serviços públicos nos setores da administração municipal. Na campanha para prefeito de 2020 apresentei um completo programa de governo com mais de 600 propostas efetivas para todas as áreas administradas pela prefeitura. Esse programa de governo foi elaborado de forma democrática e contou com a participação de dezenas de profissionais e especialistas em gestão pública. Agora vamos retomar os grupos de trabalhos setoriais para fazer a revisão e apresentar novas propostas. Saúde e educação são prioridades nossas, ao lado dos transportes, da segurança, assistência social, limpeza urbana, habitação, saneamento básico, e do meio ambiente e cultura que são marcas locais. Vamos trabalhar firme também para gerar mais empregos e oportunidades de desenvolvimento econômico local, com inclusão social e garantia de direitos.

 

– Como avalia esse novo governo federal de Lula e qual a sua relação com o presidente?

O novo governo do presidente Lula em menos de um ano de trabalho resgatou a dignidade dos brasileiros e a imagem internacional do nosso país, que estava completamente estigmatizada de forma negativa por causa da conduta do ex presidente reacionário, negacionista e golpista, que foi derrotado pelo povo nas urnas. Agora temos de volta importantes programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos e o fortalecimento do SUS, além de novos programas como o Desenrola que está ajudando milhões de pessoas a pagar suas dívidas e limpar o nome. Os juros e a inflação estão em queda, com os preços de alimentos e combustíveis caindo, a economia está crescendo e o PIB vai crescer acima da média mundial. Os investimentos e empregos estão voltando, além do aumento real do Salário Mínimo, da defesa da nossa Amazônia e do meio ambiente. E muita coisa boa ainda está por vir, comprovando que nosso país voltou a ser governado de maneira democrática e competente. Minha relação com Lula é de amizade e companheirismo nas lutas pela construção de um país mais justo e solidário. Conto com o total apoio do presidente Lula ao projeto de mudança em Embu das Artes.

 

– Que mensagem gostaria de deixar para a população de Embu das Artes?

Quero dizer aos moradores de Embu das Artes que juntos somos fortes e podemos mudar para melhor a nossa cidade. A união faz a força e viabiliza as condições para que o projeto da renovação seja vitorioso. Vamos juntos nessa caminhada do bem para resgatar a prefeitura para o povo e garantir direitos e serviços públicos de qualidade para nossos moradores. A cada dia que passa cresce a esperança de que uma vida melhor está próxima de se realizar.

 

*por: Denio Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *