Coordenadora de Saúde Mental de Taboão da Serra fala sobre importância dos cuidados com a mente

A Câmara Municipal de Taboão da Serra recebeu Vanini Mandaj, coordenadora de Saúde Mental do município para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’, que é a campanha de prevenção ao suicídio.

À reportagem, Vanini Mandaj falou com sobre a campanha Setembro Amarelo e o evento na Câmara Municipal, que aconteceu em 18 de setembro. “Foi um evento que procuramos mostrar que os cuidados em saúde mental é mais do que fazer uma consulta com o psiquiatra, psicólogo e ter um transtorno. Existem cuidados que antecedem tudo isso e que são de responsabilidade coletiva. Vínculos afetivos, cuidados de alimentação, do corpo físico… dos cuidados com os outros e em todos ambientes, famílias, trabalho, escola. E também procurar ajuda se nada disso for suficiente”, esclareceu.

A coordenadora de Saúde Mental de Taboão da Serra, ressaltou a importância das redes de apoios. “A saúde mental é um cuidado multifatorial que envolve não só a saúde, mas também assistência, educação… um pai que perde um emprego pode chegar em situações extremas e tentar o suicídio. Por isso essa rede de apoio intersetorial é de extrema importância”.

Vanini destacou que é necessário resgatar conceitos básicos perdidos após a pandemia da Covid-19. “Construções de vínculos, vínculos afetivos na nossa casa, o almoço em família, ligar para um amigo, caminhar no parque. Hoje em dia ficamos presos em nossos celulares, nos nossos quadrados, ultra se especializando e esquecemos do contato com o outro. E a gente precisa resgatar isso… Esporte, lazer, andar de bicicleta, tantas coisas que a gente tinha e que hoje está perdendo, e que tem piorado muito a saúde mental. O excesso de telas, as informações são positivas, mas a gente tem que começar a regular isso, se não a gente não sabe onde vai chegar. Estamos perdendo o controle de nós mesmos”.

A coordenadora concluiu falando que “o sentido de tudo é a gente começar olhar pela nossa saúde mental de uma forma mais ampla que não seja só o psiquiatra e o psicólogo. A gente também é responsável pela nossa saúde mental, do que a gente tem feito com ela, dos limites que damos ao nosso corpo e para nossa mente. Precisamos reaprender a resgatar isso para nossa vida, ter rotina, dormir bem, comer bem, isso não significa comer caro, mas de maneira saudável. Os cuidados são de responsabilidade individual e coletiva. Precisamos ter empatia pelo outro, para que a gente consiga identificar no outro um pedido de ajuda”, finalizou Vanini Mandaj.

 

*fonte: Portal O Taboanense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *