Mais de 11 mil embalagens se tornam mantas térmicas em Itapecerica da Serra

Periferia sustentável: Mais de 11 mil embalagens se tornam mantas térmicas para casas de comunidade paulistana.Em parceria com a OSC Reagentes de Transformação, moradores da comunidade Parque União, de Itapecerica da Serra, transformaram caixas Tetra Pak em revestimento interno para casas com um sistema de economia circular.

 

Todos os anos, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), quase 80 milhões de toneladas de lixo são descartadas anualmente no Brasil, mas apenas 4% é reciclado. Em paralelo, casas construídas em regiões periféricas costumam ter goteiras, buracos e alta permeabilidade térmica – a casa fica fria no inverno e quente no verão. Para proporcionar mais conforto e segurança aos moradores da comunidade Parque União, localizada em Itapecerica da Serra (SP), a Reagentes de Transformação, uma OSC (Organização de Sociedade Civil, antigamente conhecidas como ONGs), entrou em ação e acabou criando um grande projeto de sustentabilidade e economia circular na região.

Desde o início do ano até agora, a iniciativa retirou 11.256 caixas Tetra Pak do meio ambiente e as transformou em mantas térmicas, que protegem as casas da comunidade contra o frio, insetos, calor e chuva. Ao todo, 25 pessoas atuam na produção das peças, dentre moradores e voluntários. Algumas mantas também são colocadas em baixo de colchões ou destinadas a pessoas em situação de rua, que enfrentam dificuldades para lidar com as oscilações de temperatura, principalmente no inverno.

A ideia surgiu a partir de um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que investigou os efeitos e aplicações das mantas em casas de madeira na cidade de Alegrete (RS) e comprovou a eficácia do material na construção civil. Compostas por seis camadas sobrepostas, o estudo concluiu que as caixinhas Tetra Pak possuem um alto poder de isolar temperaturas e vedar espaços.

Economia circular e impacto social 

Pensando em aplicar o mesmo conceito em outros locais, a Reagentes trouxe a ideia das mantas para Itapecerica da Serra por meio de uma rede de economia circular local, com roteiros de retirada das caixinhas em pontos de coleta, que incluem condomínios, empresas, restaurantes, lava rápidos, profissionais autônomos (como doceiras e boleiras) e os próprios moradores da comunidade.

Cada manta leva 18 caixinhas e custa em torno de R$4,98 para ser produzida, considerando custos de coleta e entrega do material, linha, manutenção das máquinas de costura e grampos. Para beneficiar os moradores da comunidade, cada manta feita vale 5 pontos, que se somam em um sistema de pontuação da OSC Reagentes, no qual os pontos podem ser trocados por mantimentos, ração para cães e gatos, roupas, calçados, móveis e utensílios domésticos nos Bazares promovidos pelo Projeto.

Em relação ao potencial de reciclagem futuro das caixinhas, elas são feitas utilizando apenas linhas de costura e grampeadores, o que permite que sejam recicladas quando não servirem mais para a proteção das casas. Conforme explica Laila Soares, diretora e co-fundadora da Reagentes, os ganhos em termos de qualidade de vida e sustentabilidade são imensuráveis.

“Sabemos que esta é uma solução de alto impacto ambiental, o que reforça o importantíssimo papel da periferia na preservação do meio ambiente. Muitos desses lares contam com crianças, idosos e animais de estimação, que são os mais afetados pelas temperaturas intensas e insetos. Nossa maior alegria é ver que estamos entregando saúde, bem-estar e conforto para essas famílias”.

Qualidade de vida, geração de renda e regaste da dignidade humana 

Desde a sua fundação, em maio de 2021, a OSC Reagentes tem como principais pilares o resgate da dignidade humana, a geração de renda e a melhora da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Justamente por isso, a iniciativa busca integrar as pessoas auxiliadas às ações, indo além do assistencialismo tradicional.

“Ajudamos de forma assistencialista com mantimentos e prestação de serviços gratuitos, mas nosso foco é promover justiça social por meio de estratégias que, de fato, tornem os assistidos independentes e autores das próprias histórias”, finaliza Laila.

Como ajudar a OSC Reagentes? 

É possível colaborar pelo PIX e boleto bancário ou dedicando seu tempo como voluntário. Corporações e pessoas físicas podem doar recursos financeiros ou participar do projeto oferecendo produtos, cursos e serviços.

Todas as informações estão detalhadas no site.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *