Taboão da Serra antecipa para sexta-feira, 19/03, a vacinação de maiores de 72 anos contra a COVID-19

Com 22.013 doses aplicadas, o município ocupa o 1º lugar na região do Conisud que mais aplicou o imunizante e está na 30ª posição entre as 645 cidades do Estado de São Paulo

 

A Prefeitura de Taboão da Serra antecipou para essa sexta-feira, 19/03, a vacinação de idosos maiores de 72 anos contra o novo coronavírus. A decisão foi tomada pelo prefeito Aprígio e pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 após o município ser reabastecido com mais doses do imunizante.

Para receber a vacina, o idoso precisa apresentar documento de identidade com foto, comprovante de endereço e Cartão do SUS. Para agilizar o atendimento é possível fazer um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Taboão da Serra.

De acordo com o prefeito Aprígio, a vacinação dos moradores é uma das prioridades da administração. “Pretendemos vacinar o maior número possível de taboanenses contra a COVID-19. Por isso, aderimos ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos para comprar vacinas, remédios, insumos e outros equipamentos da área da Saúde. A compra será feita assim que houver autorização por parte do Ministério da Saúde”, explicou o prefeito.

Já o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, ressalta que mesmo após a vacina, as medidas de prevenção devem ser mantidas. “De acordo com os estudos, a imunização contra a COVID-19 acontece cerca de 15 dias após o paciente ter tomado a segunda dose. Mesmo assim, é preciso continuar com as medidas de prevenção. Lavar bem as mãos, evitar aglomerações e usar máscara impede não apenas a circulação do novo coronavírus, mas também reduz a transmissão de outros vírus, como o Influenza causador da gripe”, finalizou Tarifa.

Até a tarde dessa quarta-feira, 17/03, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra já aplicou 22.013 doses da vacina contra a COVID-19. Do total, 16.454 pessoas receberam a primeira dose e 5.559 já foram contemplados com a segunda dose. Dos municípios que fazem parte da região do Consórcio Intermunicipal Da Região Sudoeste Da Grande São Paulo (Conisud), Taboão da Serra é o que mais aplicou vacina. Em comparação com os 645 municípios do Estado, a cidade entre as 30 que mais imunizaram contra a COVID-19. As informações estão no portal Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.

Idosos da região do Clementino contam com transporte gratuito

Os idosos que moram da região da UBS Clementino, onde está em funcionamento o Pronto Atendimento da COVID-19, poderão utilizar os veículos gratuitos do Sistema Leva e Traz da prefeitura para ir até outras UBSs e receber a vacina. As vans saem a cada 30 minutos da EMI Pica-Pau Amarelo.

 

*por: Vera Sampaio / *foto: Ian de Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *