Embu das Artes inicia produção própria de oxigênio para pacientes com covid-19

A usina produzirá 12 mt³ de oxigênio por hora, o equivalente a um cilindro grande. O dobro necessário da demanda atual da UPA Santo Eduardo

 

A Prefeitura de Embu das Artes montou uma usina para produção de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns (UPA Santo Eduardo), referência no atendimento às pessoas com covid-19. A produção começou nesta segunda-feira, dia 15/03.

Embu das Artes é a primeira cidade da  região metropolitana de São Paulo a produzir o próprio oxigênio. “A partir de agora, Embu das Artes fabricará seu próprio oxigênio para tratamento dos pacientes com coronavírus e não correrá risco de desabastecimento como em Manaus, por exemplo”, comentou o prefeito Ney Santos (Republicanos).

A usina produzirá 12 mt³ de oxigênio por hora, o equivalente a um cilindro grande. O dobro necessário da demanda atual da UPA Santo Eduardo. A cidade consome, apenas na UPA, 12 cilindros por dia. A usina produzirá cerca de 24 cilindros por dia.

“No último mês acompanhamos o aumento do uso de oxigênio e a dificuldade para aquisição do volume necessário dentro prazo. Para implementar soluções antes que um caos aconteça, decidimos implantar a usina e não depender da logística de entrega”, explicou Thais de Almeida Miana, secretária de Saúde de Embu das Artes ao “G1”.

Ocupação de leito

Há uma semana, Embu das Artes está com 100% de ocupação nos cinco leitos de UTI que possui. Nesta segunda-feira, 12/03 pessoas estavam na fila por uma vaga. Os pacientes estão inseridos na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado.

 

*fonte: O taboanense // foto divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *