DestaqueHistórias Afro-BrasileirasNotícias

Maria Olívia Santana

Maria Olívia Santana (Salvador25 de março de 1967) é uma política,[1] Pedagoga, militante do movimento de mulheres negras e fundadora da União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO).[2] Em 2023, Olívia lançou seu primeiro livro: Mulher Preta na Política. Realizado em parceria com a editora Malê, o livro é um relato pessoal, um documento histórico e um gesto de convocação para que mais mulheres negras adentrem o espaço da política. Filiada ao PCdoB, foi reeleita a deputada estadual na Bahia,em 2022, com 92.559 mil votos, sendo a mais votada da esquerda no estado.

Professora, foi Secretária de Educação e Cultura de Salvador, Vereadora da capital por 10 anos, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres e, recentemente, Secretaria de Estado do Trabalho Emprego Renda e Esporte, no governo Rui Costa.

Sua trajetória é arrojada na defesa da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, a eliminação do racismo, da homofobia e outras formas de discriminação. Sempre se inspirou nas ideias avançadas de Paulo Freire na busca de uma educação pública gratuita e de qualidade; Líder ativa, participa dos movimentos por trabalho decente, desenvolvimento da economia solidária, da agricultura familiar, do cooperativismo de crédito e empreendedorismo.

Gestora experiente, quebrou barreiras e garantiu importantes realizações.

Como vereadora de Salvador, é autora do Projeto de Lei que instituiu o 21 de janeiro, Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, que, mais tarde, foi transformado em Lei Federal, instituindo o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Criou também a Lei de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura.

Olívia Santana, como titular da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, inovou e obteve destaque pela implantação do Sistema Informatizado de Matrícula, que acabou com as filas humilhantes. Comprometida com a política de valorização dos professores municipais, garantiu o maior aumento salarial, entre as capitais brasileiras. Também implantou a Lei 10.639, sobre o ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira.

Ao lado do governador Rui Costa, Olívia Santana foi Secretária de Políticas para as Mulheres e Secretária do Trabalho Emprego Renda e Esporte.

Foi responsável pela parceria com a Secretaria de Segurança Pública que implantou a Ronda Maria da Penha. Criou o Projeto Mulher com a Palavra e a Caravana pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em parceria com o Instituto Avon.

Na Setre, Olívia enfrentou todos os obstáculos com o Governo Temer e garantiu o bom funcionamento da Rede SineBahia. Implantou as equipes do programa Primeiro Emprego e lançou o Portal Contrate Bahia. Sua passagem pela secretaria ficou marcada também pela inclusão e o diálogo. Implantou o Fórum da Diversidade no Mundo do Trabalho. No esporte, a marca do seu trabalho ficou na recuperação de equipamentos esportivos, e na promoção dos Fóruns de Gestores Municipais de Esporte e da Mulher no Esporte.

 

Pesquisa: Jose Lucas (Folha do Pirajuçara)

Fonte:  https://pt.wikipedia.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *