DestaqueEmbu Das ArtesNotícias

Estudo avaliará gratuitamente saúde cardiovascular de 2 mil embuenses; exames ocorrem dia 12/8

Como está a saúde do coração da população de Embu das Artes? É o que o Estudo “8 Pontos para a Saúde do Coração” irá responder com a coleta para exames de 2 mil voluntários, para avaliar gratuitamente o risco cardiovascular dos moradores do município. A iniciativa é da Libbs Farmacêutica com apoio da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

Para participar, o voluntário precisa ser morador de Embu das Artes e ter mais de 18 anos de idade. A coleta para os exames será realizada no sábado (12/8) em três UBSs. A distribuição de senhas começará às 8h30 nos locais (670 senhas por unidade) e o atendimento ocorrerá das 9h às 16h. Os endereços são os seguintes:

 UBS São Marcos: Avenida Augusto de Almeida Batista, 350, Jardim São Marcos
– UBS Eufrásio: Estrada Professor Cândido Mota Filho, 1.125, Jardim Silvia
– UBS Independência: Estrada de Constantinopla, 1.200, Jardim Independência

Os voluntários farão exames de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e hemoglobina glicada, além de preencherem um questionário com informações sobre hábitos de vida e alimentação. Também serão medidos o peso e a altura dos participantes. Os resultados poderão ser levados na hora pelos munícipes, cujos dados individuais serão mantidos confidencialmente.

Todos receberão uma cartilha com orientações sobre “hábitos de vida que contribuem para a saúde do coração”. O material contém informações sobre oito pontos essenciais para a saúde cardiovascular baseados nas diretrizes da American Heart Association, uma das mais importantes associações dedicadas ao estudo da prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Como conclusão, a pesquisa analisará o impacto dos hábitos relacionados à alimentação, prática de atividade física e horas de sono na saúde do coração dos participantes e, assim, traçar um panorama de todo o município. Posteriormente, esses dados serão publicados em uma revista científica e compartilhados com a Secretaria Municipal de Saúde, para orientar a elaboração de políticas públicas aos munícipes, além de servir de conteúdo para os meios de comunicação e redes sociais, com o intuito de conscientizar e educar a população.

“Este estudo visa conhecer os hábitos da população embuense e correlacioná-los aos valores de alguns dos exames que são marcadores do risco cardiovascular”, explica a diretora de Relações Institucionais da Libbs, Márcia Martini Bueno. “E o nosso propósito é o de transformar conhecimento em saúde para a vida das pessoas. Por isso, essa pesquisa será uma ferramenta importante para as políticas públicas de saúde de Embu das Artes”, completa a diretora.

A Libbs é uma indústria farmacêutica 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.900 colaboradores. Possui um moderno complexo industrial instalado no munícipio de Embu das Artes, onde produz desde a síntese de princípios ativos até a fabricação de medicamentos. Dentro deste complexo, o seu Centro de Desenvolvimento Integrado (CDI) reúne avançados recursos humanos e tecnológicos focados no desenvolvimento de novos medicamentos e de rotas para a síntese de fármacos.

*fonte: Comunicação PMEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *