Especialista orienta a pesquisar antes de utilizar cartão de crédito ou cheque especial

O final do ano é uma época atípica. Com a chegada do Natal e do Ano Novo as pessoas se endividam e acumulam dívidas do início do ano como IPVA, matrícula e materiais escolares, entre outras.

Pensando nisso, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de SP (Sispesp) realizou, dia 21 de dezembro, mais uma live sobre Direito do Consumidor. A especialista na área, a advogada da. Eloiza Rocha Sposito, deu dicas sobre o uso do cartão de crédito e cheque especial a fim de evitar o endividamento

“Cheque é mais prático e mais fácil, mas quando você usa está sujeito a muitas taxas embutidas. Por isso, a melhor saída é conversar com seu gerente e ler o contrato. Leia com calma, inclusive as linhas finas. E não se esqueça que o gerente é um tipo de vendedor de banco”, orienta ela.

Cartão – A especialista aconselha a pesquisar as melhores tarifas de crédito. “Verifique se vale a pena pagar à vista. Tenham um cartão e não muitos. E cuidado com cartões de instituições financeiras, pois elas oferecem para quem não tem crédito na praça, mas cobram taxas muito mais altas”.

Reeducação – Para a dra. Eloiza, a melhor saída é  ter educação financeira.

“Colocar tudo numa planilha é importante para ter consciência financeira. Planilha não deve englobar apenas as despesas maiores, mas  cada cafezinho que você tomar. Quem me procura para  fazer um trabalho de reeducação financeira se espanta com os pequenos gastos do dia a dia”, ela conta.

Caso sinta prejudicado ou lesado a dra. Eloiza explica que há vários órgãos ou instituições a quem o consumidor pode e deve recorrer. Acesse nosso site sispesp.org.br e saiba mais.

*por: Cinthia Ribas ( (Assessora de Imprensa e Comun. do Sispesp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *