Coluna do Servidor: É muito importante cuidar da saúde mental

Sem dúvida ter saúde mental é algo essencial para que alguém possa afirmar categoricamente que goza de saúde plena e completa.  Os fatores que influenciam o nível de saúde mental de uma pessoa são diversos, e podem estar associados tanto a questões sociais, psicológicas e biológicas.

Nesse sentido, podemos citar problemas socioeconômicos, o aumento da violência, condições de trabalho, fatores psicológicos e de personalidade, fatores genéticos que podem contribuir para o desequilíbrio químico do cérebro.

Esses fatores acabam minando a saúde mental causando o adoecimento do indivíduo. Os problemas mais frequentes de adoecimento mental encontrados na população em geral são estresse, ansiedade, dependência química ou emocional, desânimo, entre outros.

É importante enfatizar que se você não trata corretamente o que acontece na sua mente é inevitável que ocorra um processo de somatização, que são todas as manifestações físicas que ocorrem no corpo em consequência de problemas não resolvidos na mente.

O que prejudica todo o seu funcionamento e aos poucos afeta o desenvolvimento de suas atividades cotidianas, seus relacionamentos, seu desempenho no trabalho, nos estudos, e em alguns casos torna-se um problema tão grande que pode paralisar vida.

Para tratar desse cenário, a terapia é uma grande aliada. Ter o acompanhamento de um psicólogo no dia a dia pode trazer transformações significativas em sua existência, independente do motivo que o motivou a iniciar a psicoterapia. No entanto, essa assistência tem um custo considerável, que nem todos podem arcar.

Pensando nisso, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de SP (Sispesp) oferece aos seus associados um programa de Acolhimento Psicológico, com sessões em formato virtual e grupos de medicação online. O serviço é totalmente gratuito para os associados.

As sessões virtuais são de segunda e sexta-feira, a partir das 17 horas. A medicação online é toda quarta-feira. Se você é associado, é só ligar e agendar um horário.

Ainda não é associado? Acesse www.sispesp.org.br e associe-se. O Sispesp oferece esse e muitos outros serviços e benefícios para você servidor!

*por: Cinthia Ribas (Assessora de Comunicação Sispesp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *