Aprígio, Buscarini e 13 vereadores são empossados em Taboão da Serra

O primeiro dia de 2021 ficará marcado na história de Taboão da Serra como a data em que Aprígio assumiu pela primeira vez o cargo de prefeito. Ele é o 9º ocupante do posto, desde que o município foi emancipado, em 1959. Buscarini, que já teve duas passagens como prefeito, também foi empossado, como vice.

A cerimônia de posse aconteceu sob rígido controle sanitário devido a pandemida do coronavírus no prédio da Câmara Municipal. Os 13 vereadores tomaram posse em um plenário esvaziado, quase sem público. A transmissão da sessão solene foi feita através da internet e bateu o recorde de audiência no canal oficial do Legislativo.

A nova legislatura da Câmara Municipal de Taboão da Serra, que vai de 2021 a 2024, será composta pelos vereadores Marcos Paulo de Oliveira (PSDB), Joice Silva (PTB), Gallo (Republicanos), Érica Franquini (PSDB), Luzia Aprígio (Podemos), Sandro Ayres (PTB), Anderson Nóbrega (MDB), Nezito (Republicanos), Carlinhos do Leme (PSDB), Alex Bodinho (PL), Ronaldo Onishi (DC), Enfermeiro Rodney (PSD) e André Egydio (Podemos).

Posse

A sessão solene que empossou Aprígio, Buscarini e os 13 vereadores foi comandada pelo vereador Marcos Paulo de Oliveira, o mais votado da eleição, como define o regimento interno da casa. A cerimônia foi aberta com o Hino Nacional e seguida a execução do Hino Municipal de Taboão da Serra.

Em ato formal, Marcos Paulo leu o juramento que foi repetido por todos os outros vereadores. Em seguida, foi a vez de Aprígio e Buscarini realizarem os seus juramentos. A palavra foi aberta para que os parlamentares pudessem falar por cinco minutos.

O vereador Alex Bodinho emocionou todos os presentes quando caiu em lágrimas ao lembrar da mãe, que faleceu no dia 25 de dezembro. Ele foi aplaudido pelos colegas e pelo escasso público presente nas galerias da Câmara Municipal.

Buscarini e Aprígio também fizeram uso da palavra. O vice-prefeito foi enfático em seu discurso. “A eleição acabou no dia 29, não adianta nos provocar. Não adianta querer bater naquilo que já aconteceu, vamos olhar pra frente”, disse. Buscarini também pediu que os vereadores votem o mais rápido possível o orçamento municipal, que não foi aprovado pela legislatura anterior.

Aprígio agradeceu os eleitores que confiaram na sua candidatura, a sua família e o seu grupo político. Em seguida, falou sobre a importância de se acreditar nos seus “sonhos e objetivos” e relembrou da desconfiança que muitos tinham quando ele criou a Cooperativa Habitacional Vida Nova, que hoje é a maior da América Latina e já entregou oito mil apartamentos em Taboão da Serra.

“O que o pessoal dizia na cidade, eles queria mudança. E vamos mudar. A saúde está ruim, essa educação está ruim, a habitação está ruim. Diziam que eu iria derrubar todas as casas de Taboão da Serra, será que eles não têm vergonha de dizer isso? Precisamos nos unir, a Câmara e a prefeitura”, falou Aprígio.

O prefeito também criticou a administração passada, disse que não foi feita uma transição e que ele não recebeu todos os documentos. “Não tem uma pessoa que entrou na prefeitura para fazer a transição. Eu vou descer agora para a prefeitura e não sei nem se tem chave para eu entrar”

Nova mesa diretora

Após a cerimônia de posse, os 13 vereadores elegeram a nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022. O Legislativo de Taboão da Serra será comandado por Carlinhos do Leme (PSDB), escolhido presidente por com oito votos. André Egydio recebeu cinco votos.

Fazem parte da mesa diretora as vereadoras Érica Franquini (PSDB) que foi eleita vice-presidente e Joice Silva (PTB), escolhida para ocupar o cargo de 1ª secretária da casa. O vereador estreante Gallo (Republicanos) será o 2º secretário.

Secretariado

Após a cerimônia realizada na Câmara Municipal, Aprígio foi até a prefeitura onde empossou seus 18 secretários e sentou pela primeira vez na cadeira de prefeito.

 

*fonte: O Taboanense   *foto: Leandro Barreira / CMTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *