S.O.S Natureza: O Cerne da questao dos loteamento ilegais

A maioria dos políticos, como muitos na recente eleição, não tem coragem de mexer na questão primordial que afeta a degradação do meio ambiente em Itapecerica da Serra e Região: os loteamentos irregulares. Com a bandeira do populismo ou do desenvolvimentismo, passando pela compra de votos e suspeitas de atividades criminosas, com envolvimento de servidores públicos, o que presenciamos é um grande movimento para loteamento das áreas de mananciais, com anúncios descarados de venda de lotes ilegais nas mídias sociais. Diante de uma fiscalização incipiente, os resultados são desmatamentos, queimadas e perdas irreversíveis para a fauna, flora e mananciais. Todo esse cenário foi agravado pela pandemia, onde o desemprego levou muitas famílias a se deslocarem cada vez mais dos centros das cidades para as periferias em busca de moradia, ou seja, para o Cinturão Verde gerador de água. Essa é a única alternativa? Ficaremos sem água? O que poucos admitem é que a origem do problema dos loteamentos ilegais parte da cidade de São Paulo e caminha para fora, a partir da especulação imobiliária e da ocupação de grandes conglomerados residenciais e comerciais em áreas de interesse social, que expulsam a população pobre de um território onde poderiam ser construídas moradias populares, inibindo os loteamentos em áreas de mananciais, e permitindo a essas famílias o acesso ao transporte, escolas, creches e hospitais. Não há políticas públicas para habitação, ao contrário, se privilegia interesses de grupos empresariais em detrimento de toda população. Que esse debate urgente cresça em nossa cidade, que a classe política tenha coragem de ver a questão em seu cerne, que enfrente a especulação imobiliária, buscando a integração de políticas públicas entre Estado e Municípios, para que a médio prazo possamos almejar moradias dignas e também a preservação do meio ambiente.

 

  *por Adriana Abelhão – Adriana é ambientalista à frente da luta pela Preservação Ambiental em Itapecerica da Serra no Movimento Preservar

4 comentários em “S.O.S Natureza: O Cerne da questao dos loteamento ilegais

  • 08/12/2020 em 07:20
    Permalink

    Muito triste essa destruição que está aumentando muito, a omissão dos governantes e a participação dos funcionários corruptos que deveriam fiscalizar ajuda essa máfia.
    Muito triste.

    Resposta
  • 08/12/2020 em 17:18
    Permalink

    Diagnostico perfeito de porque estas ocupações surgem.

    Resposta
  • 08/12/2020 em 17:51
    Permalink

    Há que se responsabilizar e cobrar demissões dos setores responsáveis por inibir este descumprimento dos estatutos do meio ambiente.

    Resposta
  • 12/12/2020 em 07:58
    Permalink

    Oi Adriana
    Matéria super importante; se acrescentamos que algumas ocupações ilegais são financiadas pelo crime organizado, a solução fica mais complicada ainda.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *