Coluna do Servidor: Live do Sispesp explica o que é a Depressão

A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na rotina do indivíduo, na sua capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos
A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional.
Para tratar do tema, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de SP (Sispesp) realiza na próxima terça-feira (23), às 12 horas, live com a psicóloga Ana Maria Canejo e mediação da diretora de Assuntos da Mulher do Sispesp e da Fessp-Esp, Kátia Rodrigues.
Segundo a psicóloga Ana Maria Canejo, o desânimo sem fim é fruto de desequilíbrio na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar. “A depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por esse motivo, já figura como um fator de risco para várias doenças físicas e mentais”, explica Ana Maria.
O Brasil é o segundo país com mais casos de depressão no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,4% da população sofre com o problema – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mas esse dado é de 2017, antes da pandemia da Covid-19 assolar o planeta e trazer inseguranças que afetam enormemente o bem-estar mental. E os brasileiros estão particularmente suscetíveis a elas.
Em uma pesquisa conduzida em 11 países, estudiosos da Universidade de São Paulo descobriram que os brasileiros foram os que mais desenvolveram quadros depressivos e ansiosos durante a pandemia. Não à toa, a OMS afirmou que a depressão é a doença do século 21 e que, até 2030, será a enfermidade mais comum do mundo.
A depressão afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens. O fator hormonal é um dos elementos biológicos, assim como o genético, mas questões ambientais e sociais podem estar relacionadas a tal vulnerabilidade.
“Apesar de grave, a depressão ainda enfrenta muito preconceito e banalização. Por isso, é muito importante abordarmos a doença, que atinge muito mais as mulheres e foi agravada pelo período fatídico da pandemia da Covid-19”, afirma a diretora Kátia.
Transmissão – A partir das 12 horas pelo facebook/sispesp. Assista e participe. Faça sua pergunta.

*por: Cinthia Ribas (Assessora de Imprensa e Comun. do Sispesp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *