Professora negra é processada por dar aulas contra o racismo

A Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, a pedido da direção da Escola Estadual Nigro Gava, abriu um processo administrativo contra a professora Viviane Pereira, militante do Movimento Negro e das causas feministas e LGBTQIs.

 

A Professora de História desenvolve vários projetos de conscientização em suas aulas, dentro dos parâmetros curriculares, a exemplo do projeto “Existir e Resistir”, contra a prática do racismo, no mês da Consciência Negra. No ano de 2019, a direção da escola e a supervisora censuraram o projeto, arrancando do mural de exposição a frase famosa de um rapper, “Fogo nos racistas”, que tinha sido colocada pelos próprios alunos.

 

Agora querem punir a professora chamando-a de “exagerada” na luta contra o racismo. A professora também já fez várias denúncias na Ouvidoria da Diretoria de Ensino sobre atitudes preconceituosas e ilegais contra alunos e alunas feitas pela direção da escola Nigro Gava. A Diretoria nada fez sobre essas denúncias, mas agora persegue a professora com um processo de cunho preconceituoso, racista e machista. Alunas(os) e ex-alunas(os) fizeram um manifesto em defesa da professora Viviane, do qual citamos uma parte:

 

“Nós alunos e ex-alunos da professora Viviane, do colégio Maria Apparecida Nigro Gava, repudiamos as perseguições racistas e machistas que a professora vem sofrendo por parte do dirigente de ensino da Diretoria de Ensino de Taboão, supervisora e direção. (…) A professora ganhou nome e respeito perante a comunidade escolar ao trabalhar com temáticas que visam o aprendizado e desenvolvimento intelectual e crítico dos alunos, dando a nós jovens o protagonismo juvenil. Denúncias foram feitas à ouvidoria da Secretaria de Educação sobre o ocorrido com a professora dentro da unidade escolar, porém nenhuma resposta foi dada, portanto, estamos aqui manifestando nosso respeito, admiração e carinho por essa profissional dedicada, que nos ensinou além de conteúdo, nos preparou para a vida, e seu trabalho tem incomodado pessoas que não tem compromisso e nem seriedade com a educação.”

 

Todo apoio à professora Viviane! Pela retirada imediata do processo!

Racistas não passarão!

 

Publicação da Comissão da APEOESP Itapecerica da Serra – Ano 04 – Boletim 010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *