Processado por lutar por uma Escola Pública Gratuita, Democrática e de Qualidade para as filhas e filhos da classe trabalhadora

O professor Alex Viana, que dá aulas de História e Sociologia, está sendo processado por ter participado de um processo de mobilizações de professores, estudantes e familiares da escola Sophia Maria, de Itapecerica da Serra, contra a implementação de forma extremamente autoritária do Projeto Escola Integral (PEI).

 

Este projeto do BolsoDória está sendo implementado de forma antidemocrática, passando por cima da comunidade escolar. Aquelas e aqueles que se opõem são reprimidos pela burocracia escolar (Diretores de Escola e Diretorias de Ensino).

 

Na escola Sophia, a PEI foi implantada ameaçando estudantes com polícia e trancando-os com grades no corredor da escola, deixando estudantes, pais e professores para fora do Conselho da Classe, abrindo processo administrativo contra professores.

 

A PEI obriga os estudantes a ficarem 8 horas dentro da escola, sem que sejam garantidos os investimentos para a melhoria do ensino. Acaba com os turnos noturnos, dificultando a vida dos jovens que precisam trabalhar. Além disso, impõe um regime de trabalho mais pesado aos professores, que são obrigados a abrir mão de direitos como quinquênio, sexta parte, perda de estabilidade, aumento de assédio moral em relação a faltas, etc.

 

A perseguição política ao professor Alex Viana e outros ativistas, como o coordenador da subsede da Apeoesp, Professor Sérgio Brito, tem o objetivo de impor um clima de terror sobre a categoria, para tentar impedir a luta contra as mudanças autoritárias que BolsoDória e seus paus-mandados nas escolas e Diretorias de Ensino querem impor à Educação Pública. Não conseguirão!

 

Basta de criminalizar aqueles e aquelas que lutam!!!

Lutar não é crime!!! Pela retirada dos processos já!!!

 

Publicação da Comissão da APEOESP Itapecerica da Serra – Ano 04 – Boletim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *