Número alto de homicídios de adolescentes e jovens em São Paulo é tema em debate online

Nos últimos seis anos, mais de 3 mil adolescentes e crianças foram mortos de forma violenta no estado; evento promovido pela ONG Visão Mundial e pelo CPPHA será on-line e gratuito

 

A violência é um assunto que está sempre presente no cotidiano do povo brasileiro. Apesar dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrarem que o estado de São Paulo tem avançado na redução das mortes violentas, mais de 3 mil adolescentes e crianças foram assassinados no estado nos últimos 6 anos. É o que apontam os dados divulgados em março pelo Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios na Adolescência (CPPHA). Na sexta-feira, 16, a partir das 11h, o assunto será discutido na live Pela vida de todas as crianças e adolescentes: Relatório 2020, promovida pela ONG Visão Mundial e pelo CPPHA.

A pandemia de COVID-19 intensificou essa realidade e fez com que milhares de crianças em todo o Brasil tivessem seus direitos comprometidos. Longe das escolas, meninos e meninas mais vulneráveis são ameaçados diariamente pela insegurança alimentar, pelo trabalho infantil e pelo abandono dos estudos. No contexto da pandemia, essa população também fica mais vulnerável à violência, o que exige o comprometimento de todas as esferas da sociedade em torno da construção de uma agenda de proteção à vida.

“É imprescindível que os atores de todas as esferas da sociedade foquem seus esforços na implementação das políticas de proteção das crianças, adolescentes e jovens surgidas a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, lutando para que os direitos das crianças e adolescentes sejam verdadeiramente assegurados, ainda mais em momentos de crise. Nossa intenção na live, é somar esforços e debater os dados desse relatório, que traz números preocupantes, a fim de trazer o assunto à tona nos colocando ainda mais presentes nos diálogos e ações de proteção à infância”, ressalta o diretor de Advocacy e Relações Institucionais da Visão Mundial, Welinton Pereira

Cinco convidados estarão presentes no encontro: a deputada e Presidente do Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios de Adolescentes na ALESP, Marina Helou; o Deputado e Representante do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios de Adolescentes, Renato Roseno; a deputada e representante do Comitê de Prevenção de Homicídios de Adolescentes do Rio de Janeiro, Dani Monteiro; o fotógrafo e um dos adolescentes a participar do projeto Quebrada: São Paulo na visão dos cria, realizado pela Ação Educativa em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), Lucas Quintino; e a fundadora e coordenadora geral do Movimento Independente Mães de Maio, Débora Maria da SilvaCinco convidados estarão presentes no encontro: a deputada e Presidente do Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios de Adolescentes na ALESP, Marina Helou; o Deputado e Representante do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios de Adolescentes, Renato Roseno; a deputada e representante do Comitê de Prevenção de Homicídios de Adolescentes do Rio de Janeiro, Dani Monteiro; o fotógrafo e um dos adolescentes a participar do projeto Quebrada: São Paulo na visão dos cria, realizado pela Ação Educativa em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), Lucas Quintino; e a fundadora e coordenadora geral do Movimento Independente Mães de Maio, Débora Maria da Silva, que também é mãe de Edson Rogério da Silva, uma das vítimas da maior chacina da história contemporânea do Brasil, o massacre de Maio de 2006, em São Paulo.

A Visão Mundial tem como um dos objetivos principais garantir que crianças e adolescentes sejam protegidas contra abusos e violências. Nesse tema, o foco das ações da organização está em fortalecer a rede de proteção nas comunidades, trabalhando com governos, sociedade civil, empresas e organizações para garantir que todas as crianças, em especial as mais vulneráveis, tenham seus direitos garantidos e tenham acesso às redes de proteção e suporte.

Serviço

Live Pela vida de todas as crianças e adolescentes: Relatório 2020
Data: 16 de abril, sexta-feira, às 11h
Local: YouTube da ONG Visão Mundial
Evento on-line e gratuito.

Sobre a Visão Mundial

A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org.

 

*por: Giovanna Leopoldi e Júnia Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *