Itapecerica decreta calamidade pública e prefeito foge das perguntas da Imprensa

O município está com ocupação de 100% dos leitos COVID nos dois prontos-socorros municipais e no HGIS

 

O prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano (PL), no último dia 29/03 convocou uma coletiva virtual, transmitida pela Google Meet, para falar sobre o agravamento da COVID-19 na cidade. Porém, desprezando o papel da Imprensa, logo após a coletiva encerrou a transmissão sem dar aos jornalistas o direito de questionamentos.

 

Calamidade Pública

 

Durante a coletiva, o prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade em função da covid-19.

O prefeito afirmou que tomou a medida para chamar a atenção dos governos estadual e federal que segundo ele, não enviaram verba nenhuma para a cidade para auxiliar no combate à doença. “É difícil administrar um município que tem problemas com ambulâncias sucateadas. Tivemos que alugar ambulâncias novas”, disse.

Nakano criticou o desrespeito às medidas de isolamento social e afirmou que no final de semana houve aglomerações na represa e cachoeiras da cidade, e fez um apelo à população. “Temos trabalhado incansavelmente, porém se não houver ajuda da população vamos entrar em um colapso além do que já estamos”, alertou.

 

Saúde em colapso

 

A coordenadora técnica da Autarquia de Saúde, Dra. Wanessa Geroma, informou que a saúde do município está em colapso, com ocupação de 100% dos leitos covid. “Estamos no quarto dia com os dois Prontos-Socorros com 100% de ocupação. Posso informar, com certeza, que o Hospital Geral de Itapecerica da Serra também já está com 100% de ocupação”, pontuou.

De acordo com a Dra Wanessa, a prefeitura identificou como o bairros com mais infectados o Analândia, Crispim e Jacira, que terão lavagem de ruas e circulação de carro de som com mensagem de conscientização.

De acordo com a Autarquia, atualmente a faixa etária de 60 a 69 é a que apresenta maior índice de mortalidade, e a de 30 a 39 anos, a taxa de infecção mais alta em Itapecerica da Serra.

No boletim atualizado do coronavírus, o município registra nesta segunda-feira, 4.798 casos confirmados e 227 óbitos por covid-19.

“A situação é bem crítica. Precisamos que as pessoas sigam as medidas que estão sendo adotadas. Se não houver colaboração, nossa situação em breve será ainda pior”, garantiu o superintendente municipal de Saúde, Dr. Flávio Bergamaschi.

 

Ações na cidade

 

A boa notícia é que, o balanço de vacinados na cidade comprovou que a imunização é eficaz ao mostrar a queda das mortes de idosos com 80 anos ou mais.

Até o dia 26 de março, 10.133 munícipes já tinham recebido a 1ª dose da vacina e 3.544 a 2ª dose.

 

Oxigênio e insumos

 

A Autarquia anunciou que para garantir o abastecimento de oxigênio, nesta terça-feira, dia 30/03, a Secretaria de Obras iniciou a instalação de mais um tanque de oxigênio do Pronto Socorro Central com capacidade para 5 mil m3.

Também foi informado que a prefeitura realizou compra emergencial de insumos.

 

Desprezo com a Imprensa

 

O prefeito disse ser contra hospital de campanha. “Nenhum município está fazendo. Primeiro, por ser muito caro. Segundo, quem fez está com medo de fazer de novo, pelos preços exorbitantes, o Ministério Público está cobrando a fatura agora”, disse.

Após uma fala desconexa, o prefeito encerrou a coletiva sem que a imprensa pudesse apresentar qualquer pergunta.

Assim, como os sites Click Regional, SP Repórter, Verbo Online, entre outros, a Folha do Pirajuçara repudia o prefeito Nakano, seu secretário de Governo, diretor de Comunicação, pela falta de respeito com que trataram a Imprensa.

Todos os órgãos de Imprensa foram informados cerca de meia hora antes sobre a coletiva. Os jornais impressos e sites da região, acompanharam atentamente a suposta coletiva, que acabou se tornando uma transmissão institucional da prefeitura, sem que a Imprensa tivesse o sagrado direito de fazer seus questionamentos, dando aos seus leitores o direito de saber todos os lados da informação e não apenas a versão oficial.

 

*por: Eliane Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *