Zona Azul a caminho do 17º ano de atividade em Itapecerica da Serra

A equipe da Zona Azul em Itapecerica da Serra, gerenciada pela empresa Dinâmica Administração e Representação Ltda, está a caminho do 17º ano de atividade na cidade.
Criada em 2004 a Zona Azul é um convênio entre Prefeitura Municipal de Itapecerica e a empresa Dinâmica Administração e Representação Ltda. Atualmente conta com 10 monitores, além do setor administrativo localizado na Rua Major Teles.
O objetivo da Zona Azul é capacitar profissionais e criar empregos para uma ativa ação de democratização do espaço público com estacionamento rotativo no centro da cidade.

Parcerias inteligentes para a cidade

 

De acordo com dados levantados pela nossa reportagem junto a empresa Dinâmica Administração e Representação, as atividades geram uma receita em torno de 200 mil reais por ano para prefeitura. Além desta receita á ação da Zona Azul, gera, mensalmente, cerca de 600 notificações, dando para a Prefeitura uma perspectiva de Arrecadação em torno de UM MILHÃO E MEIO de Reais ao ano, somente com autuações que podem ser realizadas pelo Município.

 

Efeito negativo da pandemia no sistema

 

A suspensão da zona azul, em 2020, durante o período da pandemia serviu de incentivo para mais pessoas saírem as ruas e desrespeitarem o distanciamento social, fazendo com que a cidade virasse um caos, pois ante a gratuidade do estacionamento houve maior circulação de veículos e pessoas.

 

Gerando emprego

 

A Zona Azul em Itapecerica da Serra possui dez empregos diretos, beneficiando cerca de 10 famílias itapecericanas. Além disso, gera diversos empregos indiretos, em função de aquisição de uniformes, insumos etc.

Vale lembrar também que, a Zona Azul representa uma fonte extra de renda para os Postos de Venda (comerciantes). O usuário, além de realizar compra do Tíquete, adentra o comercio e realiza compras ou passa a conhecer os produtos vendidos no local podendo gerar vendas futuras.

Essa situação produz, ainda, satisfação do comercio, tendo em vista que, se os motoristas consumidores encontram vagas com mais facilidades, não se locomovem para outros municípios para realizar suas compras.

A Zona Azul também proporciona a democratização do espaço público na cidade, conforto para os motoristas para encontrar vagas, melhora no trânsito evitando diversas passagens a procura de vagas, o que diminui a poluição do ar e despesas desnecessárias de combustível pelos munícipes.

Um dos aspectos positivos do estacionamento rotativo é evitar que veículos fiquem estacionados no mesmo local durante o dia todo, tolhendo o direito dos demais motoristas estacionarem.

A empresa também é responsável pela sinalização horizontal e vertical referente a Zona Azul mantida pela Concessionaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *