15/02 – Dia Internacional de luta contra o Câncer Infantil

A cada três minutos uma criança morre de câncer. A cada ano, mais de 400.000 crianças com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo.

 

O dia 15 de fevereiro é marcado pelo grito mundial para a conscientização do câncer em crianças e adolescentes.

O Dia Internacional do Câncer Infantil, instituído pela Childhood Cancer International (CCI) desde 2001tem como objetivo educar o público em geral e profissionais de saúde sobre o câncer infantojuvenil, favorecendo o acesso desta população aos melhores tratamentos e medicamentos, em qualquer lugar do mundo, além de expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, aos sobreviventes e suas famílias.

A doença

Câncer é quando algumas células do corpo sofrem alterações genéticas (um dano no seu interior), tornando-se diferentes das células normais, e começam a crescer descontroladamente e se espalhar pelo organismo.

Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer da medula óssea), linfomas (câncer do sistema linfático) e os tumores de sistema nervoso central.

No Brasil, são esperados 4.310 casos novos no sexo masculino e de 4.150 para o sexo feminino, para cada ano do triênio 2020-2022, tornando o câncer infantojuvenil líder no ranking de causas de mortes, por doença, em crianças e adolescentes, entre 0 a 19 anos.

Diferente dos cânceres dos adultos que podemos prevenir, as causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. Mas, graças aos progressos significativos das pesquisas clínicas e tratamentos, hoje em torno de 80% das crianças e adolescentes podem ser curados. No entanto, para que isto aconteça os pacientes precisam ser diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

 

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce acontece quando os sinais e sintomas dessas neoplasias são detectados na sua fase inicial, em estadios mais localizados, permitindo a redução das complicações agudas e tardias do tratamento. Isso reforça a necessidade de famílias e profissionais de saúde conhecerem os principais sintomas que podem acontecer no início da doença e buscarem atendimento especializado.

Alguns sinais e sintomas que podem estar relacionados ao câncer infantojuvenil são:

  • palidez, hematomas ou sangramento;
  • caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção;
  • perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar;
  • alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
  • inchaço abdominal;
  • dores de cabeça, especialmente se for incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias);
  • dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção;
  • cansaço excessivo.

 

Centros Especializados

Para essa complexidade, os centros especializados oferecem os melhores tratamentos e equipes capacitadas para cuidar de crianças e adolescentes como um todo, considerando não só a doença, mas, o individuo e sua família, suas dores, emoções e necessidades específicas, com foco na qualidade de vida durante e após o tratamento.

A maioria dos cânceres na infância pode ser curada com uma combinação de quimioterapia com outros tratamentos, incluindo cirurgia e radioterapia. Os principais tratamentos são quimioterapia, cirurgia, radioterapia, transplante de medula óssea, aplicadas de forma racional, e individualizada para cada tipo específico e de acordo com a extensão clínica da doença.

 

*fonte: https://sp.unifesp.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *