EDITORIAL 851: Vereador empossado pode assumir uma Secretaria Municipal?

O correto seria o vereador eleito renunciar o mandato para assumir uma cadeira de secretário, isso acontece nos países sérios.
No Brasil, o vereador eleito pode assumir uma secretaria e afastar-se do cargo e o seu suplente assume a vaga na câmara. Quando o vereador eleito é escolhido pelo prefeito para assumir uma secretaria municipal, como o cargo é de confiança e não eletivo, ele pode ser demitido a qualquer hora. Na demissão ele volta ao cargo de vereador e o suplente acaba saindo. È um verdadeiro jogo de interesses pessoais, entre prefeito e vereadores eleitos e suplentes, onde nnguém sai perdendo, apenas o eleitor.

Afinal, o eleitor foi as urnas acreditando nas propostas do candidato a vereador e não a secretario municipal. Poder-se-ia dizer que o vereador eleito, antes mesmo do inicio do seu mandato, já esta virando as costa para o povo que acreditou nele.

Se os vereadores tem como a principal função fiscalizar as contas do prefeito, como esses vereadores vão fiscalizar os gastos da prefeitura se eles já se comprometem ao indicar pessoas do seu grupo político como funcionários para as secretarias só para atender os seus interesses pessoais, em troca da aprovação incondicional de projetos de interesses do prefeito? Por isso eu digo, a Câmara Municipal, em relação a prefeitura, deveria ter uma postura harmônica e independente e, não omissa e sub serviente. Nosso sistema político esta falido e permite essas atitudes que, até, são legais, mais no fundo no fundo imorais.

Mario Aparecido de Souza
Jornalista e editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *