DestaqueNotíciasTaboão da Serra

Taboão da Serra inaugura Casa da Mulher Taboanense: Centro de Cuidado e Proteção à Mulher

Taboão da Serra inaugurou nesta quinta-feira, dia 04/07, Casa da Mulher Taboanense “Dra. Marilene Trappel de Lima” – Centro de Cuidado e Proteção à Mulher. O espaço conta com 760m² de área construída, acessibilidade arquitetônica e três pavimentos, que serão dedicados à proteção e ao acolhimento, além de fornecer suporte jurídico e psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica.

A Casa da Mulher Taboanense reúne três serviços em um só lugar, porém um em cada andar: a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra (DDM) e o Cartório do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro de Taboão da Serra, que é um serviço do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

“Hoje temos quatro suítes e as mulheres terão conforto e dignidade no atendimento nesse novo complexo. Tudo isso para elas terem um atendimento mais seguro. Mulheres de Taboão não vão precisar mais sofrer violência e ter que voltar para casa”, pontuou o prefeito Aprígio (Podemos).

O chefe do executivo ressaltou que uma das suítes será para mulheres cadeirantes e que o local também conta com uma estrutura para atender os filhos das mulheres agredidas que buscarem atendimento.

“Equipamento especial para assistência da mulher. Obra ficou parada por problemas técnicos. Mas, agora está sendo entregue de maneira eficiente. Você não anda dois quilômetros em Taboão sem ter uma obra em andamento na cidade”, disse o secretário de obras de Taboão da Serra, Ricardo Rezende, durante inauguração do equipamento.

A primeira delegada da mulher do mundo, Rose Mary Correa, enfatizou a
Importância um espaço seguro para o público feminino. “Nós começamos lá no Parque Dom Pedro [na capital paulista] o primeiro embrião da DDM do mundo. No mundo inteiro não tinha nada. Estar aqui é uma felicidade. A grande maioria talvez não saiba o quanto essa estrutura é importante para as mulheres vítimas de violência. Estamos com um aumento de quase 50% nos casos de violência contra a mulher. Nós precisamos de equipamentos como este para atender essa demanda”, declarou.

A coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Gisele Luiza Teles Almeida, comemorou a entrega do equipamento. “Essa é a concretização de um sonho. No local, as vítimas serão recebidas em espaço ainda mais adequado, acessível e que fortalecerá o andamento das denúncias”.

 

A obra

“Não é só uma obra de infraestrutura. É uma obra que devolve a mobilidade do bairro possibilitando a conexão de várias ruas com essa que está passando paralela a Cid Nelson. Além dessa intervenção fizemos uma praça bem bonita aqui na frente que dá para soltar pipa, andar de bicicleta. Era uma área que antes existia uma via, uma rua com pouco uso, um mar de asfalto, e agora é um local de convivência. Isso significa a sensibilidade e a preocupação do prefeito com a qualidade de vida do bairro”, declarou Ricardo Rezende, secretário de obras.

Dra. Marilene Trappel de Lima

A Casa da Mulher Taboanense recebeu o nome de Marilene Trappel de Lima, fundadora da Cooperativa Habitacional Vida Nova e com trabalho social à frente do Rotary Club Pirajuçara. A advogada faleceu em fevereiro do ano passado, vítima de câncer.

Serviço

Casa da Mulher Taboanense “Dra. Marilene Trappel de Lima” – Centro de Cuidado e Proteção à Mulher

Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra

Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra (DDM)

Cartório do Anexo de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Foro de Taboão da Serra

Endereço: Rua Joaquim Faustino de Camargo, 169, no Jd. São Paulo (ao lado da escola de Gastronomia e Hotelaria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *