DestaqueNotíciasTaboão da Serra

Mutirão Novembro Azul em Taboão da Serra realizou mais de 840 consultas sem agendamento

Movimento aconteceu em todas UBS da cidade com objetivo de alertar principalmente o público masculino sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde (SMS), realizou no sábado, 26/11, o Mutirão Novembro Azul, campanha que teve como objetivo alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico antecipado para a cura do câncer de próstata. Foram realizados mais de 840 atendimentos e mais de 920 procedimentos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que estiveram abertas das 7h às 13h, para atendimentos.

De acordo com a SMS, foram realizados 842 consultas com médicos, enfermeiros e psicólogos, além de 247 agendamentos de ultrassonografia da próstata, 23 eletrocardiogramas e 212 marcações de exames de sangue. Foram aplicadas 126 doses de vacinas  contra o Covid-19 e aplicados mais 252 imunizantes para atualização vacinal. Também foram feitos 68 testes rápidos para detecção da Covid-19.

“No sábado estávamos com todas as Unidades Básicas de Saúde abertas, funcionando em todos os setores e atendendo a população priorizando o atendimento aos homens. É importante a prevenção ao câncer de próstata, para que possamos tratar antecipadamente e aumentar as chances de cura . Espero que os homens deixem o preconceito de lado, passem em consultas regularmente e realizem os exames que forem necessários’’, afirmou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.

Paulo Eduardo (Russão), morador de Taboão da Serra há 56 anos, realizou exames de avaliação e acompanhamento, e falou sobre a importância do Novembro Azul. “A classe masculina são as pessoas que sempre estão correndo dos médicos, falando que não tem nada. Eu sugiro a todos os moradores da cidade que realizem a prevenção ao câncer de próstata, para que possam estar sempre bem de saúde”, concluiu.

 

*fonte: Guilherme Oliveira sob supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *