Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra realiza palestras no mês da Consciência Negra

Conversas sobre racismo ao longo do tempo acontecerão nos Centro de Referência de Assistência Social

 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra,  através da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR),, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizará palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

A programação dos locais que receberão os eventos será a seguinte: CRAS Monte Alegre em 18/11; CRAS Trianon em 21/11; CRAS Scandia em 22/11; CRAS Vila Sônia em 23/11; CRAS Pirajussara em 25/11; CRAS Saporito em 29/11; CRAS Clementino em 30/11; e CRAS Vila Indiana em 01/12. Todos as apresentações acontecerão das 12h às 14h e são destinadas aos servidores.

As palestras serão realizadas em celebração ao mês da Consciência Negra, cujo Dia Nacional é celebrado em 20/11. A data foi criada em 2003 e instituída pela Lei Federal nº 12.519, de 10/11/2011, para relembrar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da resistência à escravidão. Esta é, portanto, uma data que remete à resistência dos negros à escravatura e outras formas de opressão.

As pautas abordadas durante as conversas irão do racismo no Brasil do século XIX ao período atual, além de racismo na internet e redes sociais.

“A luta contra o racismo deve ser uma preocupação permanente, pois ainda temos um longo caminho a trilhar para conquistar uma sociedade livre deste preconceito. Friso em destaque que nosso Governo Municipal é comprometido com ações afirmativas e combate do racismo de todas as formas”, disse Antonio Carlos Sousa Santos, coordenador geral de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra.

A CEPIR pretende levar atividades curriculares de ações afirmativas para as escolas públicas do município em 2023, que serão instituídas seguindo os preceitos da Lei Federal nº 10.639, de 09/01/2003. O projeto estabelece as diretrizes da educação nacional e institui a obrigatoriedade de incluir a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial das redes de ensino.

“O mês da Consciência Negra é para celebrarmos todas as conquistas das pessoas negras em sociedade. No entanto, muito ainda precisa ser feito. Por meio de ações afirmativas como as palestras que serão realizadas a gestão pretende promover a reflexão sobre esta pauta tão importante”, afirmou Binho, secretário de Cultura e Turismo.

 

1º Encontro da Diversidade Étnico Racial

 

Antonio Carlos Sousa Santos participará de uma mesa redonda sobre combate à discriminação em 16/11, às 19h45, na Escola Estadual Professor Antônio Ruy Cardoso, no Jardim Salete, que este mês promove o 1º Encontro da Diversidade Étnico Racial. Já no dia 18/11, será a vez do secretário adjunto de Cultura e Turismo, Pai Joel de Xangô participar do encontro.

 

Serviço

Palestras da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR)
Das 12h às 14h

  • 18/11 – CRAS Monte Alegre (Rua Corifeu de Azevedo Marques, 247, Jardim Santa Terezinha)
  • 21/11 – CRAS Trianon (Rua Rodrigues Alves, 29, Jardim Mafalda)
  • 22/11 – CRAS Scandia (Rua Guilherme Busto, 130, Jardim Scandia)
  • 23/11 – CRAS Vila Sônia (Rua Elza Ferres, 360, Jardim Vila Sônia)
  • 25/11 – CRAS Pirajussara (Rua Jurandir Cabelho, 452, Parque Jacarandá)
  • 29/11 – CRAS Saporito (Rua Zeicy Aparecida Nogueira Batista, 39, Jardim Record)
  • 30/11 – CRAS Clementino (Rua Kizaemon Takeuti, 1145, Jardim Clementino)
  • 01/12 – CRAS Vila Indiana (Rua Brasilina Béu, 55, Jardim Vila Indiana)

 

*por: Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes e Vera Sampaio (SECOM TS)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *