Atenção ao câncer: ViaQuatro e ViaMobilidade promovem campanha de prevenção à doença

Folhetos com dicas estarão disponíveis em todas as estações das linhas 4 e 5 de metrô e linhas 8 e 9 de trens

Neste mês de junho, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, em parceria com o Instituto Oncoguia, levarão informação à população por meio da distribuição de material informativo contendo 10 dicas sobre como fazer o diagnóstico precoce do câncer e ações que incentivem a prevenção, por exemplo: a importância do uso de filtro solar diariamente e a importância da atividade física com regularidade.

A campanha também será divulgada nos monitores dos trens e estações da Linha 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, buscando assim maior disseminação da informação.

O material foi elaborado pelo Instituto Oncoguia, organização que tem como proposta ajudar o paciente com câncer a viver melhor, por meio de projetos e diversas atividades de apoio. Os folhetos serão entregues pelas equipes de voluntários do Instituto, enquanto que os vídeos com as 10 dicas de saúde serão veiculados nos monitores de dentro dos trens e nas estações.

Para Juliana Alcides, gerente de comunicação e sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, medidas como esta transformam as estações em lugares de acolhimento e informação. “A prevenção é o melhor remédio para a manutenção da saúde das pessoas. E foi pensando no bem-estar de nossos clientes que atuamos em nossos espaços com campanhas que esclareçam para as pessoas como elas podem adquirir bons hábitos”.

 

10 dicas de como previnir o Cancêr

1. EVITE O TABAGISMO.

O cigarro está associado a vários tipos de tumores. Já foram encontradas associações não só com câncer de pulmão, mas também em neoplasia de cabeça e pescoço, pâncreas, esôfago e estômago, por exemplo. Quando antes o hábito cessar melhor, e com o passar dos anos, o risco vai reduzindo se a parada for definitiva. Sempre dá tempo de correr atrás o tempo perdido!

2. FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES.

A prática de exercícios está extremamente ligada à saúde de maneira geral. No campo da oncologia, diversas neoplasias tem seu risco aumentado devido à obesidade, como câncer de mama e de endométrio por exemplo. Entretanto, o mais impressionante são os trabalhos que surgiram recentemente mostrando que pacientes com diagnóstico comprovado devem ser orientados a estar sempre se exercitando, pois isto diminui também o risco de recidiva tumoral. E claro, a liberação de endorfina que ocorre após a prática de atividades está totalmente ligada à sensação de prazer e bem estar, o que com certeza só pode trazer benefícios para a saúde.

3. EVITE BEBER EM EXCESSO.

O álcool em demasia é nocivo não só ao fígado, pois além de aumentar a chance de cirrose e consequentemente tumores hepáticos, também pode causar tumores de cabeça e pescoço, pancreas, estômago e esôfago, por exemplo. Principalmente se for combinado ao tabagismo. Além do efeito maléfico imediato, ele pode a curto e longo prazo causar dependência e depressão, que estão ligados à baixa qualidade de vida, sentimentos de tristeza e isolamento, comprometendo a execução de outros hábitos importantes na prevenção, como a prática de atividades físicas.

4. TENHA UMA DIETA SAUDÁVEL.

De maneira geral, frutas, verduras, fibras e alimentos integrais são importantes para saúde do seu intestino e também para o seu bem estar. Não é necessário ficar totalmente restrito a estes tipos de alimentos, mas procure deixar as doçuras e alimentos mais gordurosos para ocasiões especiais. E lembre-se sempre de priorizar comer comida de verdade! Aquela que vem da terra, e não em embalada em pacotinhos prontos. Os produtos industrializados acabam sendo cheios de conservantes que podem ser nocivos, sendo assim, sempre que possível, prepare seu próprio alimento e prefira sempre os produtos orgânicos.

5. EVITE O SOBREPESO E OBESIDADE.

Vários estudos comprovam que estes fatores estão associados a vários tipos de tumores, e assim como a prática de atividades físicas, estar magro também diminui o risco de recidiva de alguns tumores após o diagnóstico. A obesidade muitas vezes também pode levar a uma vida mais sedentária e susceptível a sintomas depressivos, o que também contribui para uma vida menos saudável.

6. PRATIQUE SEXO SEGURO.

O HPV, vírus que é transmitido pela via sexual, está associado com tumores de colo uterino e mais recentemente também com neoplasias de cabeça e pescoço. A presença do vírus não significa em desenvolvimento imediato de tumores, existem outros fatores associados (como baixa imunidade, porém exemplo), porém devemos estar atentos para evitar a contaminação. Hoje em dia já está disponível a vacina para este vírus no Brasil. Hepatites e HIV são outros doenças que também  podem ser transmitidas pela via sexual e estão associadas a um maior risco de certas neoplasias como hepatocarcinomas, sarcomas e linfomas.

7. USE PROTETOR SOLAR E EVITE SE EXPOR AO SOL ENTRE 10 E 15HS.

Está mais que comprovado a ligação de neoplasias de pele com exposição constante ao sol. O mais perigoso deles é o melanoma maligno, que tem potencial de se disseminar rapidamente para pulmão, ossos, crânio e fígado podendo ser letal.

8. ESTEJA ATENTO AOS DIAGNÓSTICOS DE CÂNCER QUE OCORRERAM NA SUA FAMÍLIA.

Se você possui história familiar de câncer, (principalmente familiares com diagnóstico em idade jovem, ou mais de um familiar com o mesmo tipo de câncer) procure um oncologista ou geneticista para aconselhar você sobre os exames que podem ser feitos para um possível diagnóstico precoce ou cirurgias preventivas. Hoje em dia algumas mutações estão relacionadas a câncer de mama e intestino por exemplo. Existem nesses casos exames que podem ser feitos periodicamente para aqueles que estão em risco.

9. FAÇA OS EXAMES DE ROTINA QUE ESTÃO COMPROVADAMENTE INDICADOS PARA SCRENNING.

Mesmo que você esteja assintomático, a partir de certa idade você deve fazê-los. Alguns exemplos: preventivo (ao iniciar a vida sexual) e mamografia a partir de 40 anos para mulheres, avaliação com urologista (exame de toque e PSA geralmente indicado aos 50 anos) para homens e colonoscopia a partir de 50 anos para todos.

10. ESTEJA RODEADO DE PESSOAS ALEGRES E FAÇA COISAS QUE TRAZEM FELICIDADE PARA A SUA ROTINA.

Estudos já mostraram que a depressão pode estar relacionada ao diagnóstico de câncer. Então procure na maioria do tempo se preocupar com as coisas que merecem preocupação de verdade, gaste seu tempo não apenas com trabalho, mas esteja com amigos, batendo papo, jogando conversa fora, sorrindo e aproveitando as pequenas coisas da vida!

 

Serviços

Vídeo institucional nos monitores dos trens e estações da ViaQuatro e ViaMobilidade:

• 20 de junho de 2022 a 30 de junho.

Panfletagem com voluntários do Instituto Oncoguia:
• 20 de junho — 10h00 às 11:30 / 14h00 às 15:30 — Estação Luz.
• 21 de junho de 2022 — 10h00 às 11:30 / 14h00 às 15:30 — Estação Osasco.

• 22 de junho de 2022 — 10h às 11:30h / 14h às 15:30h — Estação Largo Treze

 

*por: Anderson de Sousa // fonte: Informações à imprensa ViaQuatro e ViaMobilidade – LLYC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *