Taboão da Serra participa da V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Na ocasião foram eleitos três delegados para representar a cidade durante a Conferência Estadual

 

Antonio Carlos Sousa Santos (Coordenador Geral de Promoção da Igualdade Racial) – Secretário geral na V COREPIR e Profª Vera Lucia Lopes (Presidenta do COMPIR de Osasco)

No ultimo dia 12/02, representantes de Taboão da Serra participaram da V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COREPIR), na ocasião Antonio Carlos Sousa Santos, coordenador Especial de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR) e o secretário adjunto de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, Pai Joel de Xangô estiveram presentes e foram eleitos delegados para a próxima Conferência Estadual. O evento foi  promovido pela Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Osasco com a participação das cidades da Rota Oeste Metropolitana, Mananciais e Consórcio Cioeste.

O objetivo do encontro foi promover debates, reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação. Fortalecer as ações relacionadas ao gozo de direitos e à promoção da igualdade de oportunidades para a população negra, além de promover o respeito, à proteção e a concretização de todos os direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais.

O coordenador da CEPIR de Taboão da Serra, Sousa Santos, destacou a importância do evento. “Como gestor da CEPIR do nosso município, participar desta V Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial consolida  um caminho cada vez mais articulado e compromissado com o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada. Isso, sem dúvidas, deve continuar sendo priorizado e precisamos retornar ao passado, para ressignificar o presente e construir o futuro solidificando com as diferentes formas de enfrentamento do racismo estrutural excludente”, declarou.

Diante a participação de Taboão da Serra durante o evento, os presentes elegeram três delegados para representar o poder público municipal a Conferência Estadual. Os eleitos foram:  o coordenador da CEPIR Sousa Santos, o secretário adjunto Pai Joel de Xangô e a suplente Dra. Sandra Lívia de Assis Ferreira, servidora da Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Pai Joel de Xangô comentou sobre a importância da participação para representar a cidade no encontro. “Para mim, estar em articulações assim é algo muito importante, onde podemos promover a equidade e a promoção da igualdade racial. Essas tratativas são muito importantes para aniquilar qualquer tipo de preconceito”, disse.

O tema central do evento foi “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. Durante a Conferência, subtemas dentro dos principais foram discutidos, separados em eixos.Eixo I – Tema: Enfrentamento do Racismo e das outras formas correlatas de discriminação étnico racial e étnico cultural.Eixo II – Tema: Enfrentamento de todo o tipo de Violência praticada por meio das invasões de territórios.Eixo III – Tema: Enfrentamento da Intolerância Religiosa.  Eixo IV – Tema: Desenvolvimento da Igualdade Étnico Racial e Étnico Cultural pela promoção da Igualdade de Oportunidades.

Além de Taboão da Serra e da anfitriã Osasco, outras estiveram presentes com representantes de outros municípios da região, como Carapicuíba, Itapevi, Barueri, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Jandira, Vargem Grande Paulista, Itapecerica da Serra e as cidades que compõe o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo – CIOESTE.

 

*SECOM PMTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *