Sispesp solicita audiência com governo de SP para tratar de recomposição salarial dos servidores

Não há sociedade forte com funcionalismo público fraco

 

Preocupado com a grave situação dos funcionários públicos estaduais, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Sispesp), enviou ofício ao governador João Doria com pedido urgente de audiência. O objetivo é tratar de demandas da categoria que, sem reposição salarial, amarga arrocho de salários e benefícios há anos.

“Somente em 2021, a inflação ultrapassou a casa de 10%, o que somado à alta carga tributária e aos demais meios de arrecadação, nos faz concluir que o Estado possui receita suficiente para colocar em discussão, com rapidez necessária, a recomposição salarial dos servidores”, defende Lineu Mazano, presidente do Sispesp.

Segundo Mazano, o “artifício” utilizado para a não correção das perdas salariais dos empregados do setor público, a Lei Complementar nº 173/2020 (LC 173/20), não proíbe a recomposição visando repor as perdas inflacionárias, mas sim o aumento de salários.

Com validade até 31 de dezembro de 2021, LC 173/20 foi criada pelo Governo Federal com o argumento de garantir o equilíbrio das contas públicas, por meio do Programa Federativo de Enfrentamento à Covid-19.

“A Lei não permitia o aumento de salários, mas a recomposição é urgente. Empregados de muitos segmentos amargam um arrocho salarial altíssimo, sem falarmos nos benefícios. Os valores são aviltantes. A conta da crise e da pandemia não pode ser jogada nas costas dos servidores. Por isso, esperamos o quanto antes uma resposta do poder público ao nosso pleito”, finaliza o presidente do Sispesp.

 

*por: Cinthia Ribas (Assessora de Comunicação Sispesp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *