Lei dos maus tratos em Itapecerica da Serra abrange todos os animais

Aprovada no fim do primeiro semestre do ano passado, a Lei Municipal 2.870, que proíbe maus tratos em animais, teve grande repercussão em Itapecerica da Serra. A autora do projeto, Vereadora Irmã Rose, é antiga e reconhecida defensora da causa animal, com um trabalho de acolhimento e castração social muito respeitado na cidade e região.

 

Conversamos com a parlamentar para detalhar o alcance da lei e esclarecer algumas polêmicas levantadas em torno da mesma.

 

Vereadora, qual foi a motivação para a elaboração desse projeto de lei.

Irmã Rose: A causa animal é uma das prioridades do meu mandato. Há muitos anos atuo nessa área, por amor aos bichinhos. Não consigo ver um animal abandonado, muito menos maltratado. Não podemos mais aceitar esse tipo de crueldade.

 

Muito se fala em cães e gatos, a senhora inclusive tem um trabalho muito reconhecido de castração deles no Santa Júlia, mas a lei também se aplica a outros animais, correto?

Irmã Rose: Com certeza, inclusive está bem claro no texto, animais silvestres, nativos, exóticos, equinos, todos os animais. Itapecerica da Serra não aceita qualquer tipo de exploração ou crueldade, a legislação está aí, com multa de R$ 5 mil aos infratores.

 

Houve uma polêmica na cidade em cima do entendimento de que a lei poderia proibir eventos tradicionais, como o Rodeio e a Romaria.

Irmã Rose: Isso não é verdade, e deixamos bem claro nas discussões na Câmara. Nosso foco são os maus tratos. Se a utilização dos animais é correta, com todos os cuidados necessários, não há problema. Porém, se houver abuso ou qualquer tipo de excesso, aí não vamos admitir, de forma alguma.

 

Quais outras ações a senhora tem realizado pela causa animal?

Irmã Rose: Trabalhei junto com a Prefeitura para criação do Fumbea – Fundo de Proteção e Bem-Estar Animal; conquistei uma emenda de mais de R$ 200 mil com a deputada estadual Analice Fernandes para a realização de castrações gratuitas na cidade; além de atuar por melhorias no Centro Municipal de Controle de Zoonoses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *