Novo Conselho do Parque Jequitibá pede portaria pelo lado de São Paulo e comemora posse

A primeira reunião do Conselho do Parque Jequitibá em 2022 ocorreu em 18/01, quando tomaram posse os novos Conselheiros e Conselheiras na legislatura para os dois próximos anos, até final de 2023. Dentre as entidades da Sociedade Civil representadas temos a SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu das Artes, Preservar Itapecerica e Cooperativa de Reciclagem Recicla Vera Cruz de Itapecerica da Serra, Associação de Pais e Mestres da EMEF Teófilo Benedito Ottoni de São Paulo e a Associação de Moradores do Petit Village, de Cotia. Fábio Sanchez, um dos conselheiros, comemorou a composição do novo Conselho: “Um parque com a importância do Jequitibá, que é o primeiro grande fragmento de Mata Atlântica preservado a Oeste da Grande São Paulo a enfrentar a mancha de calor da capital, está muito bem representado, com integrantes de quatro cidades da região”. O Jequitibá tem um território maior do que o Ibirapuera e avança por três cidades: Cotia, Osasco e São Paulo, fazendo fronteira com outras duas, Taboão da Serra e Embu das Artes.

Uma das grandes reivindicações dos conselheiros é a abertura da entrada com portaria para acesso ao Parque pelo lado de São Paulo, pois hoje há apenas um portão ali, sem banheiro, bebedouro ou uma sala que permita reunião. Essa estrutura há apenas na entrada por Cotia. Abrir um acesso por São Paulo é necessário pela proximidade com Escolas e Comunidades que tem grande demanda de participação, a Conselheira Eunice Maria da Silva, Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Otoni explica essa necessidade: “A entrada estruturada por São Paulo é muito importante para as escolas da região, pois em geral, não temos transporte para essa parte das atividades pedagógicas interdisciplinares entre Educação Ambiental, ciências, artes etc. O deslocamento entre municípios dificulta ainda mais, já que a entrada fica em Cotia. Além da entrada, é necessário ter uma infraestrutura mínima para as crianças, como banheiro e lugar para se abrigar e descansar, pois, temos que andar mais de um quilômetro até sede administrativa do Parque”.

O Jequitibá é o pioneiro em apresentar um Programa de Educação Ambiental, programa este que está sendo utilizado como base para a redação de programas em outras unidades do Estado, e você e sua família podem desfrutar de espaços verdes de trilhas dessas atividades, como a Trilha do Saci, e com certeza topar com um animal silvestre de nossa Mata Atlântica.

O Conselheiro Francisco Maia Mourão, representante da SEAE, sugeriu a instalação de um ecoponto ao lado do Parque, como uma forma de evitar o descarte de entulho na região, sugestão que será avaliada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A Secretaria informou na reunião que medidas foram tomadas com relação a um lava-jato que havia se instalado na parte sul do Parque, na avenida Heitor Antônio Eiras Garcia, tendo sido acionada a Cetesb para que fiscalizasse a possibilidade de o descarte da água prejudicar o Parque.

O Parque Jequitibá abre todos os dias, das 8h às 17h e o acesso é pela Rua Sapucaí S/N, Bairro Gramado, de Cotia ou somente para pedestres pela Rua Savério Quadrio 701, Bairro Parque Ipê, São Paulo. Estacionamento gratuito. Maiores informações Telefone do Parque: (11) 4934-5744.

 

*por: Adriana Abelhão

Um comentário em “Novo Conselho do Parque Jequitibá pede portaria pelo lado de São Paulo e comemora posse

  • 08/02/2022 em 19:22
    Permalink

    Muito boa matéria. O Parque Jequitibá e muitos outros parques da região merecem atenção porque preservam o clima e evitam a poluição do ar. Parabéns.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *