Ambientalistas regionais realizam expedição ao Rio Embu-Mirim

Serão três dias de coleta de amostras das águas do Rio Embu-Mirim, para análise da qualidade do manancial em todo seu percurso, com a participação das Entidades Preservar e Seae – Sociedade Ecológica Amigos de Embu

 

Ambientalistas de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e de regiões da Grande São Paulo, estarão juntos nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2021 para a realização da EXPEDIÇÃO EMBU-MIRIM, um evento organizado pelo COLETIVO A VOZ DOS RIOS, sob a coordenação da Pesquisadora Marta Marcondes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que ressalta a importância da expedição: “A importância é justamente apresentar as relações existentes entre os corpos hídricos que formam a bacia do Alto Tietê, como é o caso do Rio Embu-Mirim, um contribuinte muito expressivo para o Reservatório Guarapiranga. Serão coletadas amostras em 12 pontos para a verificação de como é a qualidade das águas que chegam até o reservatório”.
Durante os três dias da expedição, os ambientalistas farão coletas para análise dos indicadores de qualidade das águas, da foz à nascente, por terra e barco, navegando pela Represa, registrando as condições das águas do reservatório, demonstrando a situação do saneamento básico na região e das ocupações ao longo do Rio, que vem sendo atacado por loteamentos clandestinos e obras irregulares. A base de apoio dos participantes será na Sede da Associação de Defesa do Meio Ambiente Preservar Itapecerica, onde os participantes ficarão hospedados em área de preservação.
O Embu-Mirim, que nasce em Itapecerica, na divisa com Cotia, ao lado da Reserva Morro Grande, atravessa o Centro Histórico de Embu das Artes e segue um traçado em “V”, voltando ao território de Itapecerica e desaguando na Represa Guarapiranga. O Embu-Mirim é o segundo maior contribuinte da Guarapiranga, perdendo somente para o Embu-Guaçu, gerando 30% de toda água distribuída pelo sistema para a Região Metropolitana de São Paulo, que abastece 4 milhões de pessoas.
Esta é a terceira expedição organizada pelo COLETIVO A VOZ DOS RIOS, sendo a primeira no Rio Tietê – Expedição Tietê e Suas Transversalidades e a segunda no Rio Pinheiros – Pinheiros da Foz à Nascente. Sandro Nicodemo, formado em Tecnologia Ambiental pela USP e ativista do movimento ambientalista há 20 anos, participou das duas expedições e conta que o COLETIVO A VOZ DOS RIOS nasceu de uma conversa informal com Patrick Bragato, Chef de Cozinha, durante uma viagem: “Patrick comentou sobre os planos de ir com um amigo visitar alguns rios, mas que o projeto estava parado. Prontamente, coloquei-me à disposição para acompanhá-lo e trocamos contatos. Sugeri a primeira expedição, até a nascente do Rio Tietê. Convidei mais algumas pessoas que atuavam no tema, que toparam somar com a iniciativa”. Após as experiências nas primeiras expedições, para Sandro, as expectativas para a terceira empreitada até a nascente do Rio Embu-Mirim são enormes: “Estamos falando de um corpo d’água de grande importância para a Região Metropolitana de São Paulo, sendo responsável por cerca de um terço das contribuições ao Reservatório Guarapiranga”, completa.
A expedição tem o apoio de 18 entidades, entre ONGs e Coletivos de defesa do meio ambiente, universidades e imprensa, entre elas as regionais Preservar Itapecerica e Sociedade Ecológica Amigos de Embu, a SOS Mata Atlântica, o Coletivo NASA – Núcleo de Ações Socioculturais Ativista, Casa Viva Lilás e Laboratório IPH da Universidade de São Caetano do Sul e promete ser um evento histórico no Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. As atividades serão amplamente divulgadas para o conhecimento da população.
Acompanhe a programação desta aventura pela plataforma virtual do COLETIVO A VOZ DOS RIOS: https://www.facebook.com/avozdosrios/ e também na página do facebook da Preservar Itapecerica: https://www.facebook.com/preservaritapecerica.
O Rio Embu-Mirim tem muito a dizer sobre a situação de nossas cidades, ele precisa de sua voz, participe.

*texto: Adriana Abelhão
* foto de fauna local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *