SOS Natureza: Ambientalistas da Região Sudoeste discutem Emergência Climática com Entidades Internacionais

Entidades Ambientalistas da Região Sudoeste de São Paulo participam da programação das Jornadas Preparatórias para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), promovidas pelo PROAM – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, em conjunto com instituições do Brasil e do Exterior.

O Brasil está entre os países mais atingidos pelas mudanças climáticas, apresentando aumentos de temperaturas perigosamente acima da média global. Há uma perda contínua de áreas florestadas e consequentemente do volume de água nos reservatórios. A região Sudoeste do Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, incorrendo em riscos socioambientais como desabastecimento de água e apagões, além de prejuízos na produção de alimentos. Preocupados com todo esse cenário, representantes das lutas em defesa do meio ambiente em nossa região Sudoeste estarão representados no encontro que acontece em 25/09/2021, na plataforma YouTube da Proam: Preservar Itapecerica e Cooperativa de Reciclagem Recicla Vera Cruz de Itapecerica da Serra, Sociedade Ecológica Amigos de Embu, de Embu das Artes, Coletivo Panverde e Rede Mosaico de Cotia e o Instituo Ixixa por São Lourenço da Serra.

As Jornadas contam com participação de importantes entidades do exterior, reconhecidas internacionalmente, como as argentinas: Fundación Metropolitana e Fundación Ecologista Verde, esta última presidida por Juan Manuel Velasco, ex-Ministro de Meio Ambiente da cidade autônoma de Buenos Aires. O evento conta também com a participação da Green Cross International, organização ambientalista com sede em Genebra, Suíça, fundada pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachev. Outra importante participação é do Coletivo de Entidades Ambientalistas – CEAC-CONSEMA, que reúne várias entidades ambientalistas de todo Estado de São Paulo, que há 30 anos vem monitorando as políticas ambientais do Estado e participando dos conselhos, como por exemplo o Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente, do qual estão afastados no momento, pedindo a redemocratização do mesmo, por meio de Ação Civil Pública.

A COP 26 é principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas, que acontecerá em Glasgow, na Escócia. As Jornadas Preparatórias para a COP26, promovidas pelo PROAM estão sendo realizadas na Região do Vale do Paraíba, na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os movimentos do Grande ABC – Billings, da Região Central da Metrópole de São Paulo e no Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo e o maior objetivo das Jornadas Preparatórias é por meio das discussões nas várias regiões, gerar um documento com reivindicações a serem entregues durante a COP 26, no evento que acontece em novembro deste ano.

Participe! Ainda há tempo para agir!

25/09/2021 – Jornadas Preparatórias para COP 26 – LIVE: Emergência Climática: Desafios do Sudoeste da RMSP, AO VIVO no Youtube do PROAM:

https://youtu.be/UAhY_aLzAwk

 

 

*por: Adriana Abelhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *