APAE de Taboão da Serra a caminho de uma realidade

A APAE de Taboão da Serra, um sonho que começa a se tornar realidade, reúne história de muitas superações. A APAE de Taboão da Serra deverá promover a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual (associada ou não a outras deficiências) e suas famílias.

No próximo dia 31/07, na Câmara Municipal de Taboão da Serra deverá ter sua fundação oficial. Na ocasião deverá ser oficializada diretoria.

A criação de uma APAE em Taboão da Serra é uma reivindicação de famílias de pessoas com deficiência que já necessitavam do apoio do Poder Público e sociedade organizada no Município.

O papel da APAE – TS deverá ser o de atuar na defesa de direitos, captar recursos para projetos temporários e promover reuniões entre familiares para a troca de experiências e aconselhamentos. Esses deverão ser os principais focos da entidade, embora o movimento já percebesse a necessidade de mudanças, diante da crescente demanda por atendimentos especializados na cidade.

De acordo com o edital publicado na Folha do Pirajuçara edição 869, será realizado na Câmara Municipal de Taboão da Serra no próximo dia 31/07 das 9h00 ás 12h00.

Segundo o Edital o evento terá como pauta principal a fundação da APAE de Taboão da Serra – SP, homologação do Estatuto da APAE, eleição e posse da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da APAE e capacitação da Federação das APAES do Estado de São Paulo.

 

Conheça a história da APAE no Brasil

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência.

Nesse tempo a Organização acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

*informações: apae.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *