Três escolas estaduais de Juquitiba contarão com ensino integral em 2022

Juquitiba, assim como outras cidades pertencentes ao Conisud, foi contemplada pelo Programa de Ensino Integral (PEI) do Governo do Estado. A partir do ano que vem, três escolas estaduais do município passarão a ter maior carga horária. O intuito é garantir maior tempo de permanência na escola para que os alunos possam melhorar a qualidade de aprendizado.

Na cidade, o programa será aplicado na EE Pedra Branca, EE Bairro Palmeirinha e EE Bairro do Vitalino.

“Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse o governador do estado, João Doria durante anúncio que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

 

Sobre o PEI

 

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

IDEB e alcance

Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.

O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado por Rossieli. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.

– Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
– Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs

 

95% de satisfação

 

Em agosto de 2020, pesquisa avaliou a percepção de 13 mil professores e 121 mil estudantes da rede pública estadual envolvidos no PEI:

– De 0 a 10, os professores recomendariam 9,1 as escolas em que atuam aos colegas de profissão;
– De 0 a 10, os estudantes recomendariam 8,5 as escolas em que atuam aos colegas;
– 95% dos professores se sentem satisfeitos ou muito satisfeitos em atuar nas escolas.

 

*por: Natália Bassi // foto: Taylor Wilcox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *