SOS Natureza: É hora de Eco-Despertar, o Planeta pede socorro

Um alerta foi dado nesta semana com a divulgação da prévia de um relatório elaborado por climatologistas da ONU – Organização das Nações Unidas, que sairá formalmente em 2022. Segundo o relatório, o aumento médio da temperatura da terra vai elevar-se, na melhor das hipóteses, em 3ºC, dadas as condições atuais. Em junho deste ano, o Canadá chegou a registrar 486 mortes causadas possivelmente devido à forte onda de calor, que chegou a atingir temperaturas de quase 50ºC, para um verão com temperaturas médias de no máximo 20ºC. Também em junho, no Brasil, o dia mais frio do ano foi registrado em Santa Catarina, chegando a -7,5ºC, acompanhando o frio do hemisfério sul, onde foram registradas baixíssimas temperaturas. Aqui em nossa região, temperaturas recordes, dignas de um inverno Europeu. Os cientistas comparam essas ocorrências com as médias históricas e logo teremos a resposta: são ocorrências pontuais ou fenômenos ligados às mudanças climáticas? De qualquer forma, são exemplos de Eventos Climáticos Extremos, como foram os incêndios na Austrália e no Cerrado Brasileiro e não podemos nos furtar a pensar nas consequências das emissões de carbono que se intensificaram em todo o Globo, dado o não cumprimento por parte dos governos planetários de importantes tratados internacionais, como o Tratado de Paris, quando cerca de 200 países prometeram conter o aquecimento abaixo de 2ºC. Diante deste cenário, com a incidência maior de doenças, extinção em massa de espécies e elevação do nível do mar: “A vida na Terra pode se recuperar de uma drástica mudança climática evoluindo para novas espécies e criando novos ecossistemas, os seres humanos não podem”, destaca o relatório. Diante de tudo o que está dado, uma criança que nasça hoje, ao chegar aos 30 anos, enfrentará a maior crise de abastecimento de água e alimentos jamais vista na história da humanidade. O que todos os governos do mundo deveriam estar planejando neste momento são mudanças de plataformas de produção de energia, proteção às florestas e dos mananciais, priorização da produção de alimentos e o fornecimento de água, para minimizar ao máximo essa situação. Mas o que vemos é o domínio do grande interesse capitalista, que ao invés de puxar os freios, joga toda a humanidade ao precipício. Toda uma geração clama por mudanças, liderada pela sueca Greta Thumberg, hoje com 18 anos. É hora de Eco-Despertar, e como disse Greta: “Quero que entrem em pânico, que sintam o medo que sinto todos os dias. Ouçam os cientistas”.

 

*Crédito da Foto: Greta Thunberg, activista sueca (Foto Clarín)

*por: Adriana Abelhão

4 comentários em “SOS Natureza: É hora de Eco-Despertar, o Planeta pede socorro

  • 13/07/2021 em 10:50
    Permalink

    A tomada de consciência é urgente, e o trabalho para isso é diário, com nossos vizinhos, amigos, família, isso vai crescer com certeza, e o quanto antes melhor. Parbaéns pelo artigo.

    Resposta
  • 13/07/2021 em 12:01
    Permalink

    Parabéns pela matéria, realmente temos que dar um foco maior na relação humana com o meio ambiente. Temos o dever civico social, em deixar para as futuras gerações não problemas para serem resolvidos, mas ações para dar continuidade na preservação da fauna e flora, e evidente, em produção ecologicamente corretas.

    Resposta
  • 17/07/2021 em 06:46
    Permalink

    Aqui no meu município Embu-Guaçu semana passada deu para ver a terra no fundo do meu poço, em 20 anos morando aqui isso nunca aconteceu. Embu-Guaçu é plano e tem muitas nascentes ( tinha) . Durante a pandemia donos de imobiliárias aterraram nascentes em tempo recorde para construção de chácaras ( dezenas de árvores nativas da Mata Atlântica foram derrubadas), agora a natureza da o troco.

    Resposta
  • 17/07/2021 em 10:43
    Permalink

    Vamos cuidar da natureza nosso bem maior

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *