São Lourenço da Serra realizará nova eleição para prefeito neste ano

São Lourenço da Serra, município da Região Sudoeste da Grande São Paulo, terá novas eleições para prefeito e vice, provavelmente em 12 de Setembro de 2021.
O candidato eleito em 2020, Fernando Seme Amed (PSDB), havia concorrido sub judice e teve a candidatura impugnada devido à Leia da Ficha Limpa.
Com isso, o vereador Felipe Seme Amed, PSDB, eleito presidente da Câmara de Vereadores, para o biênio 2021/22 assumiu o Executivo.
De acordo com a Justiça Eleitoral, as regras do pleito são as mesmas de qualquer eleição, porém, o processo tem duração total de 45 dias.
Deveram competir ao cargo do Executivo Municipal, o atual prefeito em exercício Felipe, Dr. Junior, Hélio de Camargo e Neguinho Borracheiro.

Outras datas

São Lourenço da Serra teria cinco datas para a realização da nova eleição. Porém, a primeira delas, em 01 de Agosto está muito em cima para qualquer tipo de organização partidária com vista ao pleito eleitoral. Deste modo, o dia 12 Setembro parece ser a data mais indicada. Com tudo a decisão cabe à Justiça Eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu as datas para a realização das eleições suplementares em 2021. Esses pleitos acontecerão para suprir os cargos de prefeitos e vice-prefeitos municipais que ficaram vagos em decorrência do indeferimento definitivo, pela Justiça Eleitoral, do registro dos candidatos mais votados nas Eleições Municipais de 2020.
A Portaria TSE nº 875/2020 estabeleceu 10 datas, ao longo dos meses de março a dezembro de 2021, nas quais os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) poderão marcar eleições suplementares, conforme a situação jurídica dos candidatos mais votados no ano passado nas localidades sob a sua jurisdição.
Assim, são datas ainda possíveis para a realização de eleições suplementares em 2021: 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.
A realização dos pleitos nessas datas preestabelecidas surge por questões logísticas e pela necessidade de que os sistemas dos TREs e do TSE estejam operantes e alinhados para captação, apuração, transmissão e totalização dos votos em cada localidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *